Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão acompanhando de perto as movimentações de deputados federais em relação ao chamado “pacote anti-STF”. De acordo com o jornal O Globo, o foco principal está nos parlamentares que possuem processos em andamento na Corte.
Diante do fato, o senador Rogério Marinho comentou em suas redes sociais que vê caracterização de chantagem e pressão indevida.
Entre os magistrados, o comportamento desses deputados, que apoiam a restrição dos poderes do STF, mesmo estando sob investigação, tem sido classificado como “insensato”. A preocupação cresce em meio à aprovação de propostas que visam limitar a atuação dos ministros.
Nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que restringe as decisões monocráticas dos ministros do STF, proposta que já havia sido aprovada pelo Senado. Segundo fontes internas, o projeto deve avançar na Câmara.
Sinceramente espero q informação da jornalista seja improcedente.
— Rogério Marinho🇧🇷 (@rogeriosmarinho) October 11, 2024
Caso contrario está caracterizada a chantagem e pressão indevida.O Brasil e a democracia não merecem esse tipo de notícia,atenta contra independência do legislativo e desmoraliza arranjo institucional brasileiro. pic.twitter.com/wLn4QnXpct
Com informações de O Globo