SELO BLOG FM (4)

Rodrigo Bico diz sofrer “perseguição de fascistas” após ter ONG no RN citada em escândalo de comitês de cultura

FOTO: REPRODUÇÃO

O ator e produtor cultural Rodrigo Bico afirmou nesta terça-feira (11) que sofre “perseguição de fascistas”. A manifestação acontece após uma ONG que ele preside ter sido citada no escândalo dos comitês de cultura revelado nas últimas semanas pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Bico afirmou que não está envolvido em nenhum escândalo e declarou que tem a “consciência tranquila”.

“Hoje eu coordeno o Comitê de Cultura do RN, um plano de trabalho em colaboração com o Ministério da Cultura, executado de forma transparente via Transferegov. Eu tenho uma família com três filhos para sustentar, junto com minha companheira. Tenho dívidas e sofro para fechar as contas do mês na nossa casa. Eu estou sendo acusado com matérias com títulos sensacionalistas que não conseguem dizer o que eu fiz”, afirmou o produtor cultural.

Filiado ao PT, Rodrigo Bico é presidente da Associação Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, que foi contratada pelo Ministério da Cultura em 2023 para coordenar o Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte.

É mais um caso de ONG ligada a alguém do PT selecionada para a atividade. Reportagem do Estadão mostrou que a estrutura dos comitês de cultura, montados pelo País afora em 2023, têm beneficiado instituições de militantes petistas. A entidade de Rodrigo Bico vai receber, até o fim do programa, R$ 1,7 milhão.

Nesta segunda-feira (10), em mais um desdobramento do escândalo, o Estadão revelou áudios em que uma dirigente do PT – a secretária nacional de Mulheres do partido, Anne Moura – aparece pressionando o então coordenador do Comitê de Cultura do Amazonas Marcos Rodrigues a se engajar na campanha dela a vereadora de Manaus (AM). Na gravação, ela diz que os Comitês de Cultura deveriam ajudar candidatos do PT.

Segundo Anne Moura, a alta cúpula do Ministério da Cultura do Governo Lula teria dado aval para o uso político dos comitês, como retribuição pela atuação dos artistas antes da eleição do presidente Lula (PT).

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui