Um robô humanoide de 57 cm tem feito sucesso nesta quinta-feira, 12, na grande Feira de Tecnologia que acontece em Natal até o domingo, 15. É o NAO, um robô francês que fala mais de 20 idiomas, canta, dança, joga futebol, dá aulas e é largamente utilizado também em trabalhos com autistas, já que a intenção é realizar pesquisas acerca da interação com humanos e objetos.
Apesar do tamanho pequeno, o NAO, cujo nome significa “cérebro” em chinês, é considerado um dos mais avançados robôs da atualidade e foi criado com o objetivo de contribuir para o bem estar da humanidade. Seu uso, atualmente, está vinculado ao ensino e à pesquisa em Robótica e Inteligência Artificial. Também é utilizado para ensinar programação nas escolas. O público potiguar pode ter acesso à tecnologia única do NAO na escola Robô Ciência, que apresentou o humanoide aos “campuseiros” da Campus Party.
“O NAO é equipado com câmeras, microfones, autofalantes e vários sensores, que permitem que ele reconheça rostos, vozes e até expresse emoções, fazendo com que a programação da sua capacidade de interação seja contínua, sempre em constante evolução e possa auxiliar no aprendizado de crianças, jovens e adultos”, explica Alexandre Amaral, físico e professor da Robô Ciência, e que utiliza o NAO nas atividades com seus alunos de robótica e tecnologia.
Alunos da Robô Ciência e de cerca de 40 instituições de educação potiguares que adotam o sistema de ensino da escola já têm acesso à tecnologia de ponta do NAO. Os curiosos podem conhecê-lo hoje na Campus Party, que acontece no Centro de Convenções de Natal e reúne novidades e propostas inovadoras em tecnologia e ciência de todo o mundo.