SELO BLOG FM (4)

RN + Vacina registra aumento na procura por doses para covid-19

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte tem registrado aumento na procura por doses das vacinas contra a covid-19. De acordo com o relatório do RN + Vacina, a evolução do registro das doses aplicadas e inseridas no sistema nos últimos 30 dias tem mostrado um aumento considerável na procura. De 2 a 30 de novembro foram registradas no RN + Vacina a aplicação de 84.880 doses, sendo 18.071 na primeira quinzena e 66.809 na segunda quinzena, o que representa um aumento de  369,70% na média de doses digitadas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima, explica que o aumento foi registrado principalmente na Região Metropolitana, mas em todos os municípios foi observado aumento da procura pela terceira e quarta dose, que já está liberada para todas as pessoas acima de 18 anos.

“A Sesap comemora o número de doses aplicadas nos últimos dias contra a covid-19 no RN, o que pode ser consequência de algumas estratégias de vacinação fora das unidades de saúde,  facilitando o acesso da população, como exemplo, a vacinação dentro dos ambientes de trabalho através do projeto Minha Empresa Nota 10”.

O RN está atualmente com 85% da população em geral vacinada com as duas doses (D1 e D2) ou dose única, o que se considera como esquema completo. Em relação às faixas etárias, os maiores de 60 anos estão 100% com esquema completo, sendo que para este público estão disponíveis duas doses de reforço, além da terceira dose de reforço para os maiores de 80 anos.

A faixa etária de 18 a 59 anos tem 85% do público-alvo com a campanha de vacinação completa e devem ir aos postos para receber duas doses de reforço. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 73% estão com o esquema completo, porém apenas 13% foram receber o reforço disponível.

A Sesap segue mobilizando e sensibilizando os municípios da importância de ampliar a vacinação especialmente diante do atual aumento no número de casos de covid-19. Todas as doses estão disponíveis na rede de saúde do Rio Grande do Norte.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui