O Rio Grande do Norte ultrapassou, neste sábado (19), a marca de 107 mil casos acumulados da covid-19. Ao todo, 107.654 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Em um dia, houve a soma de 727 novas confirmações para a doença. O número de mortes também aumentou. Com 42 novos registros, o número total de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 2.863.
Nas últimas 24 horas, quatro pessoas perderam a vida em decorrência da doença, sendo duas em Mossoró e as outras em Extremoz e Parnamirim. As demais mortes notificadas ocorreram em outro momento, mas foram confirmadas somente agora. Os dados epidemiológicos preliminares foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Segundo a Sesap, há ainda outros 499 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com o novo coronavírus. Quanto ao número de casos considerados suspeitos de infecção pela covid-19, o RN contabiliza um total de 53.781. Até o momento, 256.073 casos já foram descartados para a doença.
Sobre a situação dos leitos, o estado potiguar vinha, em semanas consecutivas, apresentando um aumento na taxa de ocupação geral dos leitos críticos. Nos últimos dias, com a reabertura de algumas unidades, essa ocupação tem decrescido. Segundo o RegulaRN, plataforma que monitora a ocupação dos leitos no território potiguar, a taxa de ocupação geral de leitos críticos está, no momento, em 64,2%. Especificando por região, esse índice se apresenta da seguinte forma: metropolitana (57,9%), oeste (76,8%) e seridó (60%).
Ainda de acordo com o RegulaRN, do total de leitos clínicos, que é 258, 154 estão ocupados. Quanto aos críticos, dos 227 do total, 140 estão ocupados. Isso corresponde ao total de 287 pessoas internadas pela covid-19 no RN.
Portal da Tropical