O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) criticou a má gestão do Governo do Estado em diversas áreas e defendeu a privatização como solução para melhorar serviços e aumentar a arrecadação. Ele destacou o potencial econômico do Rio Grande do Norte em relação as riquezas naturais, como a produção de energia eólica, solar, camarão e frutas tropicais, e questionou como o Estado pode ser pobre com tantos recursos.
“Como é que somos o maior produtor de energia eólica, o segundo em energia solar, o segundo maior exportador de camarão, o maior exportador de frutas tropicais, com 450 quilômetros de litoral para serem explorados, e ainda assim somos pobres?”, questionou ele, em entrevista ao Jornal da Cidade, da 94 FM, nesta quarta-feira 27.
Ele ainda defendeu a privatização de serviços, citando como exemplo a Neoenergia Cosern. “Nós estamos pisando em ouro aqui no Centro Administrativo. O Centro de Convenções, o Estado não sabe administrar, então privatize. A própria Caern. Nós temos o exemplo hoje da privatização da Cosern: a arrecadação do nosso ICMS, o abastecimento, o serviço, como mudou! Então, esses são os exemplos que venho apresentando. Nós temos um campo de futebol com metralha oficial na Rodrigues Alves, que fica no quartel da polícia. Minha gente, espere aí! Você vê muita coisa errada nesse Estado”, frisou.
Gustavo Carvalho também criticou a justificativa do Governo do RN para o aumento do ICMS, afirmando que o Estado já alcança recordes de arrecadação e que o verdadeiro objetivo é cobrir a ineficiência administrativa às custas dos contribuintes. A gestão estadual quer elevar de 18% para 20% a alíquota básica do ICMS a partir de 2025. Entre as propostas de mudanças, o governo informou que também pretende alterar legislações que tratam do IPVA.
“O Estado lança uma mudança na alíquota do ICMS e ainda coloca um ‘jabuti’, como a taxação de carro elétrico. Eu sou a favor de taxar carro elétrico. Você conhece algum pobre que comprou um carro elétrico? Não tem! Agora, ampliar de 10 para 15 anos o prazo para a isenção do IPVA, isso é um crime. Quem tem um carro de 10 ou 12 anos é porque não pode ter um carro novo. Estão mexendo no bolso de quem mais precisa. E esse jabuti, o que é isso? Todas as medidas que o governo colocou, inclusive esse cashback, representam o quê? Apenas 0,8% da arrecadação do ICMS. Como vamos aceitar?”, apontou o deputado.
O deputado afirmou que, apesar de estar na oposição, percebe insatisfação entre parlamentares da base governista na Assembleia. Ele criticou a governadora Fátima Bezerra, dizendo que, como deputada federal, ela celebrou a aprovação do piso do magistério, mas agora, como governadora, enfrenta as consequências desse impacto financeiro.
“Quem mais vibrou quando esse piso passou foi Fátima Bezerra, porque era deputada federal, não era governadora. Aí agora é governadora, o problema caiu aonde? No colo de quem mais vibrou à época por essa passagem desse piso. Então, quer pegar esse pacote e jogar para a Assembleia. Nós não vamos desembrulhar”, disse ele.
Ele destacou que pretende votar contra a medida e acredita que o governo enfrentará dificuldades para aprová-la. Sobre o cronograma, mencionou que uma audiência pública sobre o tema será realizada no dia 11, com a votação prevista para o dia 18, último dia de sessão antes do recesso da Assembleia Legislativa. “O Estado realmente quer cobrir a sua ineficiência no bolso do contribuinte”, criticou.
Certeza que Paulinho vai ser um bom prefeito em Natal
O deputado elogiou a articulação política de Paulinho Freire (União Brasil) para ser eleito prefeito de Natal, destacando o apoio de 24 dos 29 vereadores e a participação de líderes como Álvaro Dias, Rogério Marinho e José Agripino. Ele ressaltou a cautela e paciência de Paulinho na construção do secretariado, atributos que, segundo ele, garantem sua capacidade de administrar bem e produzir resultados.
“imagino que Paulinho deve estar pensando muito para poder começar a construir o seu secretariado. Ele é muito cauteloso, é calmo, tem paciência demais. Se não tivesse, não tinha nem construído essa aliança. Eu tenho certeza que Paulinho vai ser um bom prefeito em Natal. Eu conheço seu poder de administrar, eu sei da sua capacidade em produzir resultados, sei da sua criatividade, e eu acho que Natal, no momento certo, vai continuar crescendo”, disse ele.
Agora RN