O Rio Grande do Norte registra o maior número de violações contra idosos do Nordeste. Os dados estão no balanço do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), que foi divulgado na quinta-feira (25) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
O relatório aponta que o RN tem índice de 30,5 denúncias por 100 mil habitantes. Além de líder no Nordeste, o estado é o quarto com maior número de violações registradas no Brasil.
Segundo o Disque 100, durante todo 2019, foram mais de mil casos registrados no Rio Grande do Norte, estado com 3,5 milhões de habitantes segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O RN é seguido, no Nordeste, pela Paraíba, que também ocupa o quinto lugar no Brasil, com índice de 28 denúncias por 100 mil habitantes. Os outros estados do Nordeste que ficam na sequência do ranking são: Ceará (21,4), Sergipe (20) e Piauí (20), Pernambuco (17,8), Maranhão (17,1), Alagoas (13,1) e Bahia (12,6).
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o cálculo baseado no critério por 100 mil habitantes visa obter indicadores que permitam comparar diferentes localidades, independentemente do tamanho da população.
G1RN