
Em meio a uma epidemia de dengue, o Rio Grande do Norte vem sofrendo com o desabastecimento de insumos essenciais para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Atualmente o estado possui oito carros fumacê em operação e o atendimento é direcionado para cidades com maior número de casos de arboviroses, como Natal, Nova Cruz e Ouro Branco. O problema é que existe apenas mil litros do inseticida utilizado no equipamento, quando seriam necessários 5 mil litros.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o desabastecimento e disse que o Ministério da Saúde é o responsável pelo fornecimento do insumo e que por enquanto, não há data prevista para a regularização.
Com o que tem hoje no estoque, só é possível operar com os carros fumacê por mais 15 dias e com limitações. Técnicos da Secretaria de Saúde tentaram empréstimo do inseticida em outros estados, mas de acordo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima esse desabastecimento afeta todo o país. ” É um problema de todo o Brasil e nós precisamos continuar com as outras medidas preventivas já que não podemos contar nos próximos dias ou nas próximas semanas com a efetivação do carro fumacê nos municípios”, afirmou Kelly.

