Se hoje o mercado turístico argentino é o maior emissivo ao Rio Grande do Norte não é à toa. O trabalho de divulgação e promoção dos destinos potiguares nos principais eventos e mídias argentinas começou há quatro anos e desde então tem surtido efeitos positivos. E para reforçar essa divulgação, uma delegação potiguar está presente com destaque na maior feira de turismo da América Latina, a FIT 2018, realizada na capital Buenos Aires, que segue até terça-feira (2).
“A FIT 2018 apresenta as novidades e tendências do turismo e do lazer na América do Sul. Embora estejamos bem divulgados e em crescente número de turistas argentinos em nosso Estado, precisamos redobrar a promoção para aproveitarmos essa tendência com a alta temporada que vem aí”, destacou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.
Além da Setur RN e da Emprotur, também participam do estande potiguar, montado com recursos do Governo Cidadão, via empréstimo do Banco Mundial, secretários de turismo dos municípios de Santa Cruz, Tibau do Sul e Guamaré, além de 29 representantes do trade, entre hoteleiros e receptivos, com apoio da ABIH-RN.
No local, além de quitutes regionais da agricultura familiar, como castanha e geleia de mel, o Governo do RN também levou um buggy e um óculos de realidade virtual para os visitantes sentirem um “gostinho” do passeio pelas dunas de Genipabu, atraindo um público curioso ao estande, que também apresenta, desta vez, tela digital, com layout mais moderno.
O presidente da Emprotur, Rogério Pessoa esteve reunido já no primeiro dia do evento com a presidente da Embratur, Tetê Bezerra, para discutir as novas ferramentas do órgão para impulsionar a promoção dos estados nas feiras e eventos internacionais de turismo.
“Também abordamos os destinos inteligentes e pedimos o apoio da Embratur para melhoria da nossa malha aérea. Convidei a presidente para conhecer nosso estande e mais sobre os destinos potiguares. Também tenho dado muitas entrevistas às mídias locais, sempre divulgando as potencialidades do nosso Estado”, frisou Rogério Pessoa.
Aposta Planejada
Só entre 2015 e 2016, o crescimento do número de argentino no Estado potiguar ultrapassou 150% e se tornou o principal mercado para o Rio Grande do Norte após anos liderados pelo turista português.
“Só neste ano realizamos o Meeting Brasil, o Meeting Missão RN. No ano seguinte, a FIT 2017 e agora, a FIT 2018, mais uma vez com o diferencial de um estande próprio, viabilizado com recursos do Governo Cidadão e um buggy como atrativo, assim como também temos feito em eventos importantes promovidos em Portugal”, lembra Manuel Gaspar.
Manuel Gaspar lembra ainda que hoje, o voo Buenos Aires/Natal, conquistado durante esta gestão, é um dos mais rentáveis do Nordeste à Companhia Gol, do ponto de vista comercial. “Retornamos a esse mercado após quase uma década de ausência e já conquistamos dois voos semanais para a rota Buenos Aires/Natal”, concluiu.
Divulgação
A promoção do RN na Argentina teve destaque em 2015 com estampa dos nossos destinos no principal site do país, o “Clarin”, também dentro do sítio de viagens do site Todo Viajes e ainda com pacotes inseridos no “Shopping Viajes”. E serviu como preparativo para o lançamento do voo direto Buenos Aires/Natal, inaugurado em julho de 2015.
Três meses depois, em outubro, a equipe da TV Metro, da Argentina, recebeu total apoio logístico da Setur e Emprotur para iniciar gravações em alguns dos principais pontos turísticos do Estado potiguar, que foram ao ar para todo o país. Dunas, cultura e personagens pitorescos exibidos durante semanas na rede aberta da tv argentina, em vários programas do canal.
Neste mês de outubro, a jornalista argentina Mercedes Aime, responsável pelas revistas Contraseñas e Audi, voltadas ao mercado de luxo, visitou alguns dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte para produzir oito páginas nessas duas revistas. Um tour organizado pela Emprotur e bancado via parcerias com o trade e a Embaixada Argentina no Brasil.