As reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no primeiro semestre de 2020 caíram 7,5% em comparação com o segundo semestre de 2019. Ao todo, foram registradas 10.967 queixas contra as prestadoras de serviço neste ano.
Segundo a Anatel, a principal reclamação é com relação os serviços de telefonia – pré e pós-pagos. Nesta categoria, foram registradas, ao todo, mais de 7,1 mil queixas ao longo dos seis primeiros meses de 2020, o que representa 64% do total de reclamações registradas no Estado.
A empresa mais reclamada no Rio Grande do Norte é a TIM. A companhia teve 3.716 registros até junho deste ano. A segunda colocada é a Claro, que somou 2.716. Ainda de acordo com a Anatel, o serviço de telefonia pós-pago teve 3,7 mil reclamações. Já o modelo pré-pago somou outras 3,4 mil.
Ainda de acordo com a agência, o Rio Grande do Norte tem hoje 3,03 milhões de pessoas acessando a telefonia móvel. O número é 5,1% menor que no mesmo período de 2019, quando havia 3,18 milhões. Outro dado é que há 462 mil potiguares com acesso à rede de internet e há, ainda, outros 219 mil com plano de TV por assinatura.
No Brasil, ainda segundo a Anatel, as reclamações aumentaram 6,6% em comparação com o segundo semestre de 2019. Foram registradas 1,52 milhão de queixas contra as prestadoras neste ano. O aumento de reclamações em relação ao último semestre é consequência, principalmente, do aumento de queixas de consumidores de banda larga fixa.
A principal reclamação é em relação à qualidade. Nesta categoria, foram registradas, ao todo, cerca de 394 mil reclamações sobre o serviço no primeiro semestre de 2020, o que representa um aumento de 40% em relação ao segundo semestre do ano passado.