SELO BLOG FM (4)

RN registra 56% de ocupação em leitos críticos Covid-19

OS DADOS SÃO RETIRADOS DA PLATAFORMA REGULA RN, SISTEMA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE (SESAP). FOTO: ILUSTRAÇÃO

A taxa de ocupação para leitos críticos específicos para o tratamento da Covid-19 segue abaixo dos 60%. Até o início da manhã deste sábado (26), 56,56% dos leitos críticos estavam ocupados. O percentual se manteve estável por conta da abertura de leitos críticos, anunciada nas últimas semanas pelo Governo do Estado. Os dados são retirados da plataforma Regula RN, sistema da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) que monitora em tempo real a situação de entradas e saídas de pacientes das unidades hospitalares potiguares.

Apesar do percentual de ocupação se manter estável, o número de pacientes internados cresceu. Na manhã da quarta-feira (23), eram 132 pacientes internados em leitos semi-intensivos ou de UTI no RN. Já na manhã deste sábado, eram 138 pacientes na mesma condição. O que manteve o percentual sem grandes alterações mesmo com o registro de novos pacientes internados foi a abertura de leitos críticos. Enquanto na quarta-feira eram 238 leitos críticos em operação, neste sábado 244 estavam a disposição dos potiguares para o tratamento da doença.

Nos últimos 15 dias, foram dois anúncios de ativação de leitos no RN. Na primeira quinzena do mês, o Governo do RN anunciou ativação de 89 leitos, entre clínicos e críticos. Já nesta semana, foram 104 leitos anunciados, sendo 63 de UTI.

Ainda segundo o Regula RN, 95 leitos estão disponíveis para novas regulações, 11 bloqueados e quatro pacientes estão na fila de espera para um leito crítico. Em relação aos leitos clínicos, o RN conta atualmente com 276 em operação, com 123 deles ocupados (44,57%).

Por região

O Oeste ainda permanece com a maior taxa percentual de ocupação de leitos, com ligeiro aumento percentual em relação aos dias que antecederam o Natal. A região apresenta 67,9% de ocupação de leitos de UTI e UCI, abaixo dos 80% apontados como “de risco” pela Sesap. Na região metropolitana, a ocupação é de 55,8%, percentual em redução no comparativo com os últimos dias. No Seridó, leve aumento para uma ocupação dos leitos em 51,4%.

São dois os prestadores de serviço com 100% de ocupação dos leitos, as duas em Mossoró. Enquanto o Hospital Rafael Fernandes está com seus oito leitos de UTI ocupados, o Hospital Tarcísio Maia está com nove pacientes internados em seus leitos de UTI em operação.

É o Hospital Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, com seus cinco leitos de UTI ocupados.

Com informações da Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui