SELO BLOG FM (4)

RN registra 38.664 casos de covid-19 em janeiro, sete vezes o acumulado de dezembro

FOTO: ALEX RÉGIS

Terminado o primeiro mês do ano, o Rio Grande do Norte contabilizou 38.664 casos de covid-19 no período, número sete vezes a quantidade de 5.754 diagnósticos notificados para a doença no mês anterior. Nos 31 dias de janeiro, foram confirmadas 134 óbitos por causa da covid-19. Em dezembro do ano passado, o número de mortes foi de 75.

O Rio Grande do Norte terminou janeiro com uma estimativa de 377.952 pessoas diagnosticadas com a doença e em acompanhamento pelos municípios potiguares. No fim do ano passado, essa estimativa era de 30.907 casos em acompanhamento.

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Diana Rêgo, disse que o aumento de casos foi identificado desde a primeira semana de janeiro. Ela destacou a necessidade de se manter os cuidados, como uso de máscaras e distanciamento social, além de priorizar a vacinação.

“Nós temos ainda um número de óbitos que, embora a gente tenha visto que ainda é baixo, já supera o que tivemos em dezembro. O perfil de óbitos que tem ocorrido no estado do Rio Grande do Norte são de pessoas, em sua maioria, idosas, com comorbidades e que não possuem o esquema completo de vacinação”, disse Diana Rêgo.

Nesta terça-feira (1º), o Rio Grande do Norte tem 208 mil pessoas com doses de vacinas contra a covid-19 em atraso. Ao todo, 86% da população potiguarjá recebeu pelo menos alguma dose. O percentual de pessoas totalmente vacinadas é de 77%. A terceira dose já foi aplicada em 848.528 pessoas, o que representa 26% da população do Estado.

“A gente precisa que as pessoas completem o esquema de vacinação, que tomem a terceira dose. É a nossa estratégia mais eficiente contra o coronavírus”, afirmou Diana Rêgo.

No acumulado, desde o início da pandemia, o Estado já registrou 425.866 casos de covid-19. Nesse período, 7.705 óbitos foram confirmados para a doença.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui