SELO BLOG FM (4)

RN reduz gasto com pessoal, mas continua acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal

PERCENTUAL FOI SEIS PONTOS ABAIXO DE 2019, PORÉM CONTINUA ACIMA DO LIMITE LEGAL DE 49%. FOTO: REPRODUÇÃO

O Rio Grande do Norte reduziu gastos com pessoal em seis pontos percentuais no ano de 2020, mas terminou o ano ainda acima do limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o último relatório fiscal, o estado gastou 54,49% das receitas com pessoal, quando o limite é de 49%. Em 2019, o gasto era de cerca de 61%.

De acordo com o Secretaria de Planejamento do Estado, Aldemir Freire, a redução percentual não significou redução do valor da folha de pessoal, mas apenas a proporção dela em relação ao que foi arrecadado pelo estado. O estado aumentou o valor arrecadado enquanto a folha salarial se manteve praticamente a mesma de 2019, segundo ele.

“Não temos como fazer um ajuste de modo abrupto, porque não tinha onde cortar. Nossa estratégia é conter crescimento e na medida em que houver recuperação da receita, esse percentual vai se ajustando ao longo do tempo. É o que está acontecendo. A folha, em termos absolutos, repetiu basicamente o que se gastou em 2019. A gente está em uma trajetória de ajustes. Há um desafio grande de continuar essa trajetória”, afirmou em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi.

O desafio, de acordo com ele, é manter a trajetória de redução, mesmo com novas contratações, uma vez que o estado prevê nomeação de concursados na educação e também na segurança pública ao longo de 2021.

Questionado sobre a quantidade de servidores comissionados no estado, o secretário afirmou que eles não representam sequer 1,5% da folha.

De acordo com o caderno de gestão de pessoas da Secretaria de Administração, somente em dezembro, o estado pagou R$ 559.242.335,8 em salários aos servidores públicos estaduais. Juntos, aposentados e pensionistas representam 52% das pessoas que recebem salários do estado.

G1RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui