O Rio Grande do Norte realiza, nesta quinta-feira, (19), o primeiro transplante de coração de 2023. Assim como em 2022, ano que marcou o retorno do Estado no cenário de procedimentos na área, a doação veio de Mossoró, região Oeste potiguar. A captação do órgão será realizada pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesap/RN) no Hospital Regional Tarcísio Maia e, encaminhada ao Hospital Rio Grande, em Natal.
O procedimento está previsto para ocorrer às 14h, onde o paciente já estará pronto para receber o órgão junto à equipe especializada do Incor Natal. Segundo a assessoria do Hospital Rio Grande, a família do doador resolveu doar de múltiplos órgãos, mas ainda não há informações detalhadas sobre sexo e idade do indivíduo.
Segundo Rogéria Medeiros, Coordenadora da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde Pública (Sesap/RN), além do coração, serão captados os rins para serem encaminhados à Natal e fígado que será direcionado à Brasília. Ainda, de acordo com ela, a instituição vai realizar a captação de rins e fígado de outro doador que serão transportados, respectivamente, para a capital potiguar e Pernambuco.
Em 2021, o Hospital Rio Grande conseguiu a habilitação junto ao Ministério da Saúde para realizar transplantes de coração. No ano seguinte, após 10 anos sem a realização dos procedimentos no Estado, a unidade realizou dois transplantes. O processo acontece por meio de um convênio junto à Central de Transplantes da Sesap, responsável por avaliar e realizar a captação dos órgãos, além de outras entidades como a Força Aérea Brasileira, que auxilia no transporte.