O tráfico internacional de drogas movimentou pelo menos 15,8 toneladas de cocaína no Rio Grande do Norte entre novembro do ao passado e dezembro deste ano. Parte da cocaína foi interceptada pela Polícia Federal em seis operações e outra pela polícia internacional, em especial holandesa. A última apreensão em solo potiguar aconteceu no último sábado, dia 7, quando 1,2 toneladas da droga foi encontrada em um contêiner que estava a caminho do Porto de Natal e em galpões em Parnamirim. O Porto de Natal ainda opera sem escâner de carga.
Entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro, outros 550 kg de cocaína foram interceptados na Holanda dentro de caixas de frutas exportadas através do Porto de Natal. A quantidade é a soma de três operações das autoridades holandesas e confirmada pela Receita Federal nessa segunda-feira, 9. Outras 7,1 toneladas identificadas em cargas de frutas saídas de Natal foram apreendidas na Holanda desde novembro do de 2018.
Na apreensão do último sábado, a droga estava dividida em quatro locais: um contêiner transportado por um caminhão em direção ao Porto de Natal e em três galpões em Parnamirim, escondidas por trás de paredes falsas. Sete pessoas foram presas em flagrante após a polícia identificar “movimentações atípicas” e a entrada de um caminhão com contêiner em um dos galpões, um desses galpões, inclusive, foi alugado com documentos falsos.
Com informações: Tribuna do Norte