SELO BLOG FM (4)

RN libera D5 de vacina contra covid-19 para idosos a partir de 80 anos

FOTO: MYKE SENA/MS

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) vai liberar a aplicação da quinta dose (D5) da vacina contra covid-19 para os idosos a partir de 80 anos. A nota técnica com orientações sobre o reforço na imunização deve ser distribuída ainda nesta quarta-feira (16).

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, a imunização deve ser iniciada já nesta quinta-feira (17). A profissional esclareceu que esse início de vacinação será feito com as doses que os municípios já tenham em estoque.

“A Sesap analisou o seu estoque e o estoque dos municípios. A ideia é que, a partir de amanhã, a gente já inicie essa aplicação da quinta dose. Eles [os municípios] não irão receber doses novas para iniciar esse processo. Vai ser a partir das doses que já têm nos municípios”, explicou a coordenadora.

Inicialmente, a D5 será disponibilizada apenas para os idosos acima de 80 anos e que tenham tomado a quarta dose há mais de seis meses. “Pelo quantitativo de doses, infelizmente estão chegando de forma mais escassa, a gente preferiu priorizar os idosos acima de 80 anos”, destacou.

“A gente deixa claro que a logística é de cada município. Mas a partir de amanhã já vai haver essa liberação para que todos os municípios possam aplicar a quinta dose nos idosos que tenham a quarta dose há mais de seis meses e que tem mais de 80 anos de idade”, pontuou.

Ainda segundo Kelly Lima, a expectativa é que a idade seja reduzida à medida em que novas doses sejam entregues ao estado. “A ideia é que com o recebimento de novas doses a gente consiga descer essa faixa etária até os 60 anos e garantir essa ampliação da proteção com a quinta dose para além dos imunossuprimidos, que já estão sendo vacinados com a quinta dose”, reforçou.

Apesar de liberar a D5, a coordenadora da Sesap enfatizou a importância de a população completar o esquema vacinal, com as quatro aplicações já liberadas. “A gente vai seguir com a sensibilização para que a gente consiga ampliar a cobertura, principalmente, da D3 e da D4, que estão aquém do esperado”, considera.

De acordo com os dados do RN + Vacina, o Rio Grande do Norte tem 95% da população vacinada com a D1 (ou dose única), 87% com a D2, 55% com a D3 e apenas 22% com a D4.

Em relação ao uso da máscara, Kelly Lima reforçou a orientação para que idosos voltem a utilizar a proteção facial. “É importante que o uso seja feito para toda a população em unidades de saúde e para aqueles grupos mais vulneráveis, idosos, comorbidades, também devem retomar o uso de máscara em ambientes fechados para que tenha essa proteção aumentada”, completou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui