SELO BLOG FM (4)

RN ganha 1ª escola de formação profissional para povos indígenas com foco em energia eólica

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte ganhou oficialmente, nesta semana, a “Primeira Escola de Formação para Povos Indígenas”, do Brasil, com foco no setor de energia eólica.

O projeto é desenvolvido pela CPFL Renováveis, do Grupo CPFL Energia, em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI.

Por meio da iniciativa, homens e mulheres de três comunidades indígenas, no município de João Câmara, terão acesso à qualificação profissional gratuita para exercer atividades no ramo.

A formação será em Auxiliar de Manutenção Eólica, com carga horária distribuída em aproximadamente oito meses de curso, o equivalente a 480 horas.

Os conteúdos estão divididos em seis módulos (eletricista industrial, introdução a sistemas de energia renovável, medição anemométrica para energia eólica, sistemas elétricos aplicados à parques eólicos, tecnologia em aerogeradores e segurança do trabalho em altura), com conclusão prevista para abril de 2024.

Impulso

De acordo com as instituições envolvidas, o objetivo da formação é potencializar oportunidades de emprego e renda no setor, em constante crescimento na região. 

João Câmara está localizado a 74 km da capital, Natal, e reúne a maior população indígena do estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município também é considerado um dos principais polos potiguares de geração de energia eólica.

Participam do curso moradores das comunidades indígenas Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento.

O processo seletivo para ingresso na iniciativa atraiu 75 inscrições. Desse total, 21 pessoas foram selecionadas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui