SELO BLOG FM (4)

RN é um dos 10 Estados brasileiros que registrou queda no número de novas empresas

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Em um balanço divulgado pelo Indicador de Nascimento de Empresas Da Serasa Experian, o Rio Grande do Norte ficou entre os 10 Estados brasileiros que registraram queda no número de novas empresas no primeiro semestre de 2023, registrando 22.328 aberturas.

Já no quantitativo por Unidades Federativas (UFs) apenas da região Nordeste do país, foi contabilizada a abertura de 334.580 empresas no mesmo período. O RN se encontra em 6º lugar, ficando atrás da Paraíba, que registrou 26.834 novas empresas. Na visão nacional, o RN teve uma queda de -2,5% de variação em 2023, comparado com o mesmo período em 2022.

De todo o Nordeste, a Bahia foi líder em quantidade de aberturas, com o total de 93.388 registros de novas empresas.

No primeiro semestre de 2023, 2.117.073 empresas foram criadas no país. Porém, segundo a Serasa Experian, apesar do quantitativo de novas empresas, os Microempreendedores Individuais (MEIs) ainda seguem na liderança com a maior quantidade de empreendimentos abertos na mesma etapa do ano, atingindo o total de 77,0%.

Segmento líder na abertura de novas empresas

Ainda segundo o levantamento da Serasa Experian, o segmento de “Serviços de Alimentação”, que compreende atividades como lanchonetes, restaurantes, food trucks e bares, foi o segmento que mais registrou aberturas no país durante os primeiros seis meses deste ano, totalizando 140.808 novos negócios.

O quantitativo do segmento de “Serviços de Alimentação” representa 6,6%, com média de 1.136 registros por dia útil, liderando o ranking de segmentos por nascimento de novas empresas.

De acordo com Cleber Genro, o segundo vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, a criação de empreendimentos nos setores que mais cresceram mostra que a tendência de ‘Serviços’ ganha protagonismo e deve continuar.

“Principalmente pelo baixo investimento necessário e velocidade do retorno, que pode ser mais rápido, especialmente na área da alimentação”, explicou Cleber.

Em uma análise geral por segmentos, “Serviços” ficou em evidência, representando 71,7% das novas empresas e com o crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período em 2022. O setor também ficou acima do “Comércio” (20,8%) e “Indústria” (6,3%).

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui