SELO BLOG FM (4)

RN é atingido por mais de 4,7 mil raios em 24 horas, aponta Neoenergia Cosern

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte foi atingido por 4.740 raios em aproximadamente 24 horas, entre 17h da quarta-feira 4 e 15h da quinta-feira 5, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Plataforma Climatempo. A maioria das descargas atmosféricas foi registrada no Oeste do estado, região atingida por fortes chuvas na madrugada e no início da manhã desta quinta-feira 5.

No período analisado, Mossoró concentrou 555 raios, seguida por Governador Dix-Sept Rosado, com 417 descargas atmosféricas, e Upanema, com 285. De acordo com a Neoenergia Cosern, a incidência de raios está relacionada às condições meteorológicas de cada região, com precipitações acompanhadas de trovões, relâmpagos e raios.

“Monitoramos as condições meteorológicas do Rio Grande do Norte 24 horas por dia, pois elas impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica. O número de descargas atmosféricas nas últimas 24 horas chama atenção pelo alto volume. Como forma de prevenirmos ocorrências, somente de 2023 para 2025, ampliamos a instalação de para-raios em 64% em todas as regiões do estado como uma forma de ampliar a qualidade da energia distribuída, bem como a segurança da operação”, disse Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern.

Ao longo de 2025, o Rio Grande do Norte registrou 43.832 quedas de raios. As regiões Oeste e Seridó lideraram o ranking de incidência. Mossoró registrou 3.120 descargas atmosféricas, seguida por Upanema, com 3.091, e Santana do Matos, com 2.195. Segundo a Neoenergia Cosern, os dados da Plataforma Climatempo indicam que houve redução de 55% no número global de descargas atmosféricas no estado entre 2024 e 2025.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui