O Rio Grande do Norte deve receber até o final da semana mais doses de vacinas contra a covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), a expectativa é que os imunizantes cheguem nesta quinta-feira (22), no máximo até a sexta-feira (23).
Segundo a pasta, ainda não há definição por parte do Ministério da Saúde a quantidade de doses que devem ser entregues ao estado nesta nova remessa.
A chegada dos imunizantes é aguardada com urgência pelo município de Natal, que interrompeu a aplicação da segunda dose da CoronaVac por falta de doses. Com isso, várias pessoas que receberam a primeira aplicação estão sob o risco de não completar o ciclo vacinal da covid-19.
Nessa terça-feira (20), a Sesap emitiu nota atribuindo à Secretaria Municipal de Saúde a responsabilidade sobre a falta de doses no município. Segundo a secretaria estadual, Natal utilizou parte das doses para vacinar com a primeira dose.
“Cabe esclarecer que o município de Natal usou parte das doses que o Ministério da Saúde orientou que fossem destinadas exclusivamente à segunda dose (D2) para vacinar pessoas com a primeira dose (D1). De maneira que a cada nova remessa recebida pelo município há uma lacuna, pois parte desses imunizantes foi usada em público não recomendado para aquele momento”, afirmou.
Ainda na terça-feira, a Prefeitura de Natal rebateu também em nota. “A Prefeitura do Natal reforça que a sua parte na vacinação contra a Covid-19 está sendo feita, através de toda a estrutura e logística necessária para a aplicação do imunizante. Mas para avançar, é preciso que sejam enviadas as novas doses para ampliar a faixa etária, papel esse que não cabe ao município”, destacou.