SELO BLOG FM (4)

RN deve receber doses da Sputinik V na próxima semana, mas com restrições

FOTO: DIVULGAÇÃO/EL PAÍS

O Rio Grande do Norte e os demais estados que compõem o Consórcio Nordeste deverão receber doses da vacina contra a covid Sputinik V na próxima semana. Um lote com 1,1 milhão de doses chegará a Recife na próxima terça-feira (27 e será distribuído pelos estados que participaram da aquisição. Não há, contudo, a confirmação sobre quantas doses serão repassadas neste momento, mas a expectativa é que o Rio Grande do Norte receba 71 mil doses. A aplicação das vacinas terá restrições.

O lote inicial da vacina será distribuído da capital pernambucana para Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Sergipe e o Rio Grande do Norte. A compra e utilização do imunizante foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com as doses chegando através de processo definido como de “importação excepcional e temporária”.

A Sputnik V será incorporada à imunização desses estados, mas de maneira controlada, fazendo um levantamento sobre a segurança e eficácia. Por isso, ainda não há a definição sobre quem será imunizado no Rio Grande do Norte com a vacina russa.

Pela quantidade já autorizada, as principais condições preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Além disso, a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; o imunizante deverá ser utilizado em condições controladas com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a agência e executado conforme Boas Práticas Clínicas; a Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas; dentre outros aspectos destacados no voto do relator.

Com informações da Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui