O Rio Grande do Norte e os demais estados que compõem o Consórcio Nordeste deverão receber doses da vacina contra a covid Sputinik V na próxima semana. Um lote com 1,1 milhão de doses chegará a Recife na próxima terça-feira (27 e será distribuído pelos estados que participaram da aquisição. Não há, contudo, a confirmação sobre quantas doses serão repassadas neste momento, mas a expectativa é que o Rio Grande do Norte receba 71 mil doses. A aplicação das vacinas terá restrições.
O lote inicial da vacina será distribuído da capital pernambucana para Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Sergipe e o Rio Grande do Norte. A compra e utilização do imunizante foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com as doses chegando através de processo definido como de “importação excepcional e temporária”.
A Sputnik V será incorporada à imunização desses estados, mas de maneira controlada, fazendo um levantamento sobre a segurança e eficácia. Por isso, ainda não há a definição sobre quem será imunizado no Rio Grande do Norte com a vacina russa.
Pela quantidade já autorizada, as principais condições preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Além disso, a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; o imunizante deverá ser utilizado em condições controladas com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a agência e executado conforme Boas Práticas Clínicas; a Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas; dentre outros aspectos destacados no voto do relator.
Com informações da Tribuna do Norte