Com a ocorrência dos primeiros casos suspeitos de coronavírus no Brasil, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) retomou as atividades do Comitê de Emergência para Eventos em Saúde. O organismo vai monitorar possíveis casos suspeitos da nova doença em território potiguar.
Uma das primeiras ações do comitê foi a abertura de protocolos de comunicação com o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e dos terminais portuários de Natal e de Areia Branca, no litoral Norte potiguar. No entanto, não há ações de bloqueio para as pessoas potencialmente infectada, como as oriundas China, o país que registra o maior índice de casos da doença.
“Temos planos de contingência específicos formatados para portos e aeroportos, que serão acionados caso necessário”, diz a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Alessandra Lucchesi.
Ela detalha que o Rio Grande do Norte foi a primeira unidade federativa a elaborar um protocolo de fluxo e manejo de pacientes com suspeita ou confirmação do novo vírus. “Estamos no processo de antecipação a tudo o que possa acontecer no Rio Grande do Norte. Temos o risco real da proliferação do vírus, a partir das informações do crescimento de casos suspeitos no Brasil. Não temos casos suspeitos. E também não temos rumores”, diz.
G1RN