SELO BLOG FM (4)

RN assina protocolo de intenções para compra da CoronaVac e investe R$ 1 milhão em aquisição de material para vacinação

FÁTIMA BEZERRA (PT) TAMBÉM VOLTOU A PEDIR QUE MUNICÍPIOS POTIGUARES SUSPENDAM EVENTOS QUE GEREM AGLOMERAÇÕES. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou nesta sexta-feira (11) que o estado já assinou um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, para aquisição da vacina CoronaVac – o imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa. O governo ainda não divulgou quantidades e valores das doses que deverão ser compradas.

Na terça-feira (8), o estado já tinha confirmado uma negociação para compra da vacina. O governo também afirma que aguarda e vai aderir o plano nacional de imunização contra a Covid-19, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O assunto foi tema de reunião realizada nesta semana entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (11), Fátima afirmou que o estado prepara um plano para distribuição, conservação e aplicação das vacinas que chegarem ao estado. De acordo com ela, cerca de R$ 1,195 milhão serão investidos para estruturação de frios, transporte e conservação de vacinas nas centrais de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró, além de aquisição de insumos como seringas, agulhas, entre outros.

A governadora ainda disse que as vacinas que chegarem ao estado serão distribuídas a todas as regiões do estado. “Em toda as unidades regionais vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado, nós vamos ter essa logística para distribuição de vacinas. As câmaras frias, as geladeiras”, declarou ainda a governadora.

De acordo com ela, a Secretaria de Saúde trabalha na estruturação e formalização de parcerias com a iniciativa privada para aquisição de geladeiras para conservação das vacinas em toda a rede estadual de saúde. Uma das empresas com acordo em andamento é a companhia energética do estado – Cosern – segundo o governo.

O plano, conforme a governadora, ainda prevê capacitação dos profissionais de saúde que irão atuar na aplicação dos imunizantes que chegarem ao estado.

G1RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui