O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) convidam a sociedade a participar do 1º Seminário de Raça e Diversidade: Direitos Humanos e Cidadania, que acontece nos dias 18 e 19 de julho, na modalidade presencial, na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn).
O Seminário é uma realização da Escola Judicial da 21ª Região em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte – MPT/RN, com apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho – Astra21 e vai reunir especialistas de todo o Brasil para um debate sobre temas ligados à raça, diversidade e direitos das minorias.
A professora da Escola de Comunicação e Artes da USP, Rosane Borges, fará a conferência de abertura, na quinta-feira 18, a partir das 9h, quando vai tratar do ‘Racismo estrutural e seus reflexos nas relações humanas e no acesso ao mundo do trabalho’. Ainda na manhã do dia 18/7, será realizado o painel sobre ‘Os mecanismos jurídicos no combate ao racismo nas esferas cível, criminal e trabalhista’ e, a partir das 14h, está marcado o painel sobre ‘Os núcleos de poder e sua relação com o racismo na perspectiva de gênero feminina’.
O primeiro dia de Seminário será encerrado com uma conferência que vai tratar da ‘História das religiões de matriz africana e o exercício do direito constitucional da liberdade de crença e Estado Laico’ que contará com a apresentação da professora da PUC do Rio de Janeiro, Aza Njeri.
Identidade de gênero, violência e cartilha LGBTQUIAPN+
Na sexta-feira 19, a partir das 8h30, Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, fará uma conferência sobre os ‘Conceitos fundamentais sobre identidade de gênero, sexualidade e o mundo do trabalho’.
A partir das 10h15 está marcado um painel que vai tratar da ‘Homossexualidade masculina e feminina, o acesso ao mercado de trabalho, aos núcleos de poder e o exercício dos direitos civis e políticos’ e as “Políticas públicas para o público LGBTQUIAPN+’ será tema de outro debate, a partir das 14h. Ainda na tarde da quinta (19), às 14h40, serão discutidos ‘Os mecanismos de tutela protetiva e punitiva no combate à homofobia e transfobia’.
O Seminário será encerrado com a conferência da deputada federal Erika Hilton, que vai tratar do ‘Racismo e a violência de gênero na política: causas e perspectivas de transformação’, e com o lançamento da Cartilha LGBTQUIAPN+ da Anamatra.