Faltando poucos dias para a vistoria da FIFA, que ocorrerá na próxima quarta-feira (9) e irá avaliar a candidatura de Natal como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina 2027, o secretário de Esportes e Lazer (SEL), Cézar Nunes, esclareceu como será as etapas da seletiva para o mundial. Em entrevista exclusiva para a TRIBUNA DO NORTE, o secretário avaliou que a capital vive um bom momento e que está tudo pronto para o início da FIFA.
O resultado das etapas das vistoria da FIFA estão previstas para serem divulgada entre janeiro e março do próximo ano, revelou Cézar Nunes. “Das vistorias, sai o resultado só no final, no final de todas elas. A perspectiva é que seja aí entre janeiro a março, mais ou menos, do próximo ano que sai a lista definitiva. Essa é a nossa perspectiva”, explicou o secretário.
De acordo com o secretário, a primeira visita é para avaliar o estádio Arena das Dunas e o aeroporto. Já a segunda, marcada para meados de novembro, será para avaliar a rede hoteleira e infraestrutura de hospedagens. Por último, estimada para ocorrer em dezembro, será examinado as sedes escolhidas para serem os Centros de Treinamento (CTs) das seleções.
“Na próxima quarta-feira, dia 9, teremos uma visita da FIFA, que será apenas a primeira de várias vistorias. O processo não se limita apenas ao estádio; teremos também avaliações do aeroporto, da rede hoteleira e dos centros de treinamento. É um trabalho minucioso, e por isso o resultado final ainda levará algum tempo, pois a FIFA realizará múltiplas visitas em cada cidade”, explicou Cézar Nunes.
Em relação aos centros de treinamento, o secretário afirmou que já tem algumas ideias em mente. “Estamos iniciando diálogos com instituições como o ABC Futebol Clube e a UFRN, que foram utilizados como centros de treinamento em 2014. É fundamental ter opções de backup para garantir que, caso algum local não esteja disponível, tenhamos alternativas viáveis. Esperamos que a próxima visita, prevista para novembro, nos traga mais informações sobre os centros de treinamento, e acreditamos que tudo está se encaminhando bem. Estamos competindo em pé de igualdade e confiantes na possibilidade de conquistar essa oportunidade para Natal”, afirmou o secretário.
Além disso, o secretário reforçou o apoio da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), liderada pelo presidente José Vanildo e o trabalho da Governadora Fátima Bezerra para colocar Natal de volta na rota das candidaturas. “Já realizamos diversas reuniões e a equipe está alinhada e coesa. A Arena das Dunas, junto com as equipes de turismo, lojas de esporte e a Prefeitura do Natal, está completamente integrada nesse esforço para que Natal se torne uma sede da Copa do Mundo. A governadora fez um trabalho excepcional ao manter o diálogo, mesmo em momentos difíceis, buscando sempre o melhor para nossa cidade”, explicou Cézar Nunes.