O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retoma o atendimento nesta segunda-feira, 2 de maio, conforme foi planejado junto à representação estudantil. A reabertura ocorre mais de um mês após a retomada das aulas, em virtude da finalização dos trâmites logísticos para reabertura da unidade. Segundo a instituição, devido aos protocolos de biossegurança, o serviço será voltado, inicialmente, aos estudantes que receberam o auxílio alimentação temporário em abril, além de todos os residentes e beneficiários do auxílio moradia do Campus Central.
De acordo com a diretora do RU, Michele Medeiros, levando em consideração o Protocolo de Biossegurança da UFRN, o Restaurante terá a capacidade de atender, neste primeiro momento de reabertura, cerca de 1.500 usuários, chegando a uma média de quase 3.500 refeições diárias. Antes da pandemia da covid-19, o RU oferecia cerca de 4.500 refeições por dia. Nesse sentido, em razão da restrição de ocupação, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) vai ofertar, por meio de edital, auxílio alimentação em espécie, no valor de R$ 280,00, a 1.945 estudantes contemplados no edital para acesso ao RU em 2022.1.
Nesta primeira etapa, o RU não atenderá usuários pagantes, visto que a prioridade será o fornecimento de refeições gratuitas àqueles que se enquadrem nos critérios de atendimento estabelecidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Posteriormente, após a normalização da produção de alimentos e a incorporação de todos os beneficiários do auxílio alimentação, o RU fornecerá refeições a pagantes subsidiados ou não. Neste momento, por uma questão de logística, o acesso aos refeitórios se fará mediante a conferência manual da identificação do usuário.
Serviço
– RU-Central: 10h30 às 13h30, para almoço, e das 17h às 19h, para jantar;
– RU-Tecnológica: 11h às 13h;
– RU-Biomédica: 11h às 13h, para almoço, e das 17h às 18h30, para jantar.
*O café da manhã continuará a ser servido aos residentes.