O jornalista Gustavo Negreiros revelou onde funcionava um dos restaurantes que foi usado para lavar dinheiro da mafia italiana Cosa Nostra. O grupo criminoso estrangeiro foi alvo de operação da Polícia Federal nesta terça-feira (13), resultando na prisão do homem apontado como “poderoso chefão”, Giuseppe Calvaruso.
Segundo Negreiros, o comércio utilizado na lavagem de dinheiro seria uma pizzaria, que funcionava na área da Praça Aristófanes Fernandes – mais conhecida como Praça das Flores – situada entre as avenidas Joaquim Manoel, Hermes da Fonseca e Afonso Pena. O estabelecimento já foi vendido e, atualmente, o espaço é administrado por novo dono.
De acordo com as autoridades, a máfia italiana se utilizava de empresas fantasmas e laranjas para movimentar e esconder dinheiro ilícito proveniente de atividades ilegais internacionais.
Ao todo, cerca de R$ 300 milhões (cerca de 55 milhões de euros) teriam sido injetados no Brasil. A quantia teria sido utilizada para a compra de propriedades e inserção no meio imobiliário e financeiro brasileiro.
https://www.youtube.com/shorts/8u9qNqL8esQ
Com informações do Portal Grande Ponto