SELO BLOG FM (4)

Resíduos da arborização urbana podem ser reaproveitados

 CANTEIRO ARBORIZADO AO LADO DA PRAÇA CÍVICA, EM PETRÓPOLIS

CANTEIRO ARBORIZADO AO LADO DA PRAÇA CÍVICA, EM PETRÓPOLIS

Uma porção importante do lixo gerado nas cidades é formado por resíduos vegetais, gerados pela poda de árvores e manutenção de jardins. Todavia, não existem programas de destinação adequada desse material – menos ainda de sua reciclagem ou reaproveitamento. Foi esta constatação que ensejou o projeto de lei apresentado nesta terça-feira (22) pelo vereador Bertone Marinho (PMDB) que institui, no âmbito do Município do Natal, o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores – PAMPA. A iniciativa foi aprovada em segunda discussão e segue para sanção do Executivo.
O autor da matéria disse que a proposta estabelece a redução da geração de resíduos e a valorização desse material, bem como o descarte de forma adequada, em local apropriado. “Este projeto visa reaproveitar ambientalmente a madeira, que contribui para desobstrução dos aterros, além de incentivar hábitos ambientais ligados à sustentabilidade. O lixo verde gerado todos os dias pode ser aplicado de diversas maneiras. Por exemplo, na produção de combustível, criação de adubos e reuso em praças e canteiros”, explicou o vereador Bertone Marinho.
Também recebeu parecer favorável uma proposição encaminhada pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) que autoriza a prefeitura a instalar brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiências nos playgrounds, parques e áreas de lazer na capital potiguar. O texto tem o objetivo de contribuir para a inclusão e socialização dessas crianças.

Ao final da sessão ordinária, o plenário acatou por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Sandro Pimentel (PSOL) sobre a obrigatoriedade da realização de palestras e oficinas sobre o tema “Controle social e transparência” nas escolas da rede pública de ensino fundamental da cidade. A proposta recebeu o parecer técnico favorável das comissões da Câmara Municipal de Natal.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui