A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu, na última segunda-feira (30), representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a realizarão visitas técnicas nas instalações hospitalares do estado, a fim de avaliar as ações implementadas pelo governo durante o percurso da pandemia do novo coronavírus no estado.
Os técnicos da OPAS se uniram a servidores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Subsecretária de Planejamento e Gestão, Lyane Ramalho, para reuniões e visitas que começaram no dia 30 de novembro e vão até dia 4 de dezembro. Os técnicos devem passar pelos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e São Gonçalo do Amarante, analisando o fluxo de atendimento disponibilizado aos pacientes acometidos pela Covid-19, além da estrutura física das unidades de referência para o tratamento da doença.
No primeiro encontro, que ocorreu no dia 30, foram apresentadas as ações desenvolvidas em conjunto pelas coordenadorias e extensões da Sesap. E até o final da semana, a equipe, dividida em dois grupos, finalizaram as vistorias nas instalações de saúde. Primeiro grupo deve avaliar a capital potiguar e sua região metropolitana, enquanto a segunda visitará os municípios de Caicó e Mossoró.
A Sesap vem recebendo apoio da OPAS e do Conass desde o início da pandemia e ações como essa, de acordo com a subsecretária, “auxiliam no fortalecimento da resposta considerando as ações de vigilância, assistência, logística e gestão da situação sanitária”.