
A jornalista, escritora e pesquisadora Rejane Cardoso lança nesta quinta-feira, 17 de novembro, seu novo livro, intitulado “A Arte Modernista de Erasmo Xavier”, a partir das das 17h30, no Solar Bela Vista.
O lançamento vai acontecer juntamente com uma exposição sobre Erasmo, entre os dias 16 e 18. Serão exibidas as obras originais, exemplares de revistas antigas de circulação nacional e local com capas desenhadas pelo cartunista potiguar, além de fotos e pertences do artista. Além disso, haverá uma mostra de trabalhos de alinos do colégio CEI (Romualdo/R. Freire), já que o artista foi tema de estudo em 2022, ano do centenário da Semana de Arte Moderna.
O livro tem prefácio de MArcos Moraes (USP), premiado como Melhor Obra com o Jabuti 2011 pelo livro “Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas 1924-1944. A edição cuidadosamente elaborada, possui formato extra com cerca de 400 páginas. A publicação é um projeto cultural realizado pela Verbo Comunicação e Eventos, que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal – Programa Djalma Maranhão, através da Casa de Saúde São Lucas, Colégio CEI (Romualdo e Roberto Freire) e Focus Intervenção Comportamental.
O potiguar Erasmo Xavier (1904-1930) é considerado o primeiro artista visual modernista do Rio Grande do Norte. Era ilustrador e cartunista e, entre outras atividades artísticas, fez trabalhos cenográficos para o teatro no Rio de Janeiro. Em Natal, desenhou cenário para bailes de Carnaval. Erasmo ilustrou as capas de grandes revistas do cenário local e nacional, como Cigarra, Fon-fon, O Malho e Tico-tico. Faleceu aos 25 anos devido à tuberculose, deixando um acervo de obras com valor incalculável, hoje conservadas pela sobrinha Rejane.
A entrada é gratuita. O evento terá serviço de manobristas e cerimonial da Verbo Eventos.
