OS TAMBORES DA GUERRA
Ministros do Supremo Tribunal de Justiça estão avaliando, fora do plenário, a hipótese de Bolsonaro ficar elegível. Decisão dependerá do que acontecerá amanhã – no mais esperado 7 de setembro desde Dom Pedro l.
DECLARAÇÃO DE GUERRA ANTECIPADA
Não houve jeito. O ministro Alexandre de Moraes e o presidente Jair Bolsonaro não vão fumar o cachimbo da paz. Se diz, sussurando nos corredores da Corte do Poder, que, se depender do Ministro, o Presidente não terminará o mandato.
A CARAVANA DO MEDO
O suspense é grande entre os políticos sobre o que poderá ocorrer no desfile de 7 de setembro. O medo, que já era grande, atingiu o clímax com o anúncio de que uma caravana de PMs estaduais irá a Brasília. Supõe-se, com razão, que será para apoiar Bolsonaro.
A PUNIÇÃO
Oito governadores anunciaram, através da imprensa, que não vão permitir a presença de PMs no desfile de 7 setembro. Quem for será punido. Como? E se não for fardado, pode?
PERDEDOR
Do Presidente da Câmara, Arhur Lira, sobre os possíveis – e esperados – tumultos de 7 de setembro: “O Presidente sabe que será o único a perder caso isso aconteça”.
A DELTA CHEGOU E FICOU
Não adianta tapar o sol com peneira porque o número de óbitos está diminuindo no RN. A pergunta que não foi feita ao secretário estadual de Saúde: mas até quando? Agora, que se sabe, e foi confirmado pelo Instituto Evandro Chagas, que a variante Delta, chegou ao interior do Estado.
E COMO ESTÁ O COMPORTAMENTO DO POTIGUAR?
-É de tal ordem o afrouxamento dos controles – do uso de máscaras e o distanciamento social – que um infectologista local disse temer um novo surto no final do ano, previsão reforçada pelas inevitáveis reuniões natalinas. As variantes (do vírus) ameaçam os idosos portadores de comorbidades. (Vicente Serejo).
FOI A CIÊNCIA QUE ALERTOU O MUNDO
A duração da imunização vacional contra a Covid 19 entre os idosos, particularmente a partir dos 80 anos, vai diminuindo mais depressa do que se poderia prever. Daí a necessidade de se priorizar a terceira dose nessa faixa etária.
O ANIVERSÁRIO E A IDADE
Após transportar a fronteira da maturidade, os aniversários passam a figurar entre aquelas coisas que, segundo Burke, devem ser deixadas a um “sábio e salutar esquecimento”. (O ex-ministro Roberto Campos, em 17 de abril de 1967, ao complertar 50 anos de idade).
O LAÇO DA CPI NO PESCOÇO DE BOLSONARO
O verdadeiro alvo da CPI do Senado- só não sabe quem não quer- não são as possíveis irregularidades do Ministério da Saúde. O que a Oposição quer é a cabeça do Presidente. O senador Alessandro Vieira, de Sergipe, virou notícia ao pedir a convocação de Ana Cristina Vale, ex-mulher de Bolsonaro. Como se vê, lá também estão esticando a corda da crise.
A MULTA E A VACA
A Justiça de São Paulo obrigou José de Abreu a depositar em juizo R$ 27.147,73. Foi a multa estipulada no processo movido por Bia Doria contra o ator. A mulher do governador de SP foi chamada de vaca – ou o que isso significa.
OS NEGÓCIOS OCULTOS DAS VACINAS
A máquina publicitária do governador João Doria, alimentada pelo Instituto Butantan, viu-se às voltas com uma gravissima denuncia. A Anvisa descobriu – e suspendeu – doses da CoronaVac envasadas em fábrica chinesa e distribuidas no Brasil sem a inspeção da Agência Brasileira de Inspeção Sanitária. A resposta do Butantan foi risível: “ Não há perigo para a população”.
ELE QUER QUE ELE SAIA
Ele, Merval Pereira, quer que ele, o Presidente, saia do Palácio do Planalto antes de perder à reeleição de 2022. Não dá para esperar: “É preciso um basta em Bolsonaro”.
ANTES E DEPOIS DE 7 DE SETEMBR0
Para a grande maioria da população o que importa não será o que acontecerá no dia 7 ou no dia 8 de setembro. O que verdadeiramente importa não é a guerra pelo poder entre um ex-presidente e o atual presidente. O maior dos inimigos do povo é o dragão da inflação.
BOLA DE CRISTAL
Tudo vai ficar como está depois de 7 de setembro.