ALUÍZIO ALVES (1921-2006).
(…) Com meu pai, nas dores dele, o meu abençoado aprendizado. E como tudo passa… Deixar essa emoção que teima em ficar. Praça Gentil Ferreira, a cruz humana formada, a voz rouca: “Minha gentinha de Natal! (…) Obrigado, meu pai, porque você me ensinou a viver “sem ódio e sem medo” e que “a Esperança não morre…”. Porque a luta sempre continua! (Henrique Eduardo Alves: 11.8.21.).
(…) Ele está cada vez mais presente em nossa história, pelo que representou para o nosso Estado. Tive o privilégio de conviver com ele desde à adolescência. Foi o grande exemplo da minha vida pública. Depois do exercício de vários mandatos, na Câmara, voltou para o nosso Estado elegendo-se governador. E foi aí que pode realizar tudo aquilo que pregara e prometera. Um governo revolucionário em todos os aspectos. A nenhum potiguar é dado desconhecer sobretudo a mudança de mentalidade que introduziu na nossa política, economia e área social. (Garibaldi Filho: 11-8-21).
O Centenário de Aluízio Alves me traz a recordação e a saudade de um dos maiores amigos que tive na vida, um dos maiores homens públicos do nosso tempo, como Ministro, Governador, político e administrador. Mudou o Rio Grande do Norte e marcou sua história. Amigo leal, inteligência brilhante, político de virtudes morais e pessoa humana bondosa e solidária. (José Sarney: 11-8-21).
(…)Ao lado de suas ideias e sentimento, ele possuía a convencedora energia da palavra, eloquente e ágil. Ninguém na vida pública do Rio Grande do Norte, a não ser ele, sabia fazer de forma tão mágica e carismática. Era um vocacionado desde adolescente em 1934, quando discípulo de José Augusto Bezerra de Medeiros. Em 1946, com 25 anos já é constituinte da República, convivendo com os luminares da redemocratização do país. Aluízio foi um predestinado que empreendeu uma cruzada digna e necessária em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, tanto como deputado federal, governador, líder popular, ser humano, desprendido, abdicando de ser senador para acolher companheiros de partido (PMDB).
Tudo o mais já foi dito sobre ele e reproduzido em todos os jornais. Falar mais é repetir-se. O que importa, é que nenhuma instituição pública, nem as gerações futuras deixem de reconhecer e proclamar os seus méritos que estão gravados no bronze da história político-administrativa do nosso Estado. Político nos seus defeitos comuns e humano nas suas contradições naturais. Aluízio Alves foi o ícone de todas as lideranças políticas do Rio Grande do Norte, de todos os tempo. (Valério Mesquita: 11.8.21).
FRASE POLÊMICA
“A descoberta do clarinete de Mozart foi uma contribuição maior que toda a África nos deu até hoje”. (Paulo Francis).
NOVA TENTATIVA
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, derrotado por Fátima Bezerra nas eleições de 2018, declarou (12.8.) publicamente pela primeira vez que é pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte.
“Meu partido (PDT) decidiu que eu devo disputar a eleição majoritária, em 2022, seja ao Governo ou ao Senado. Mas, na realidade, o que eu realmente quero é ser candidato ao Governo do RN”.
TEVE ALTA HOSPITALAR
Com alegria comunico, nesses tempos de tantas tristezas, comunico que o nosso amigo Ney Lopes, vítima da Covid 19, foi liberado pelos médicos e está em casa, em fase de plena recuperação. E logo estará de volta ao front jornalístico.
FINALMENTE
A Justiça anda devagar, quando anda, quando se trata de criminosos ricos e de políticos. Acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 16 de junho de 2019, a Câmara dos Deputados esperou todo esse tempo para cassar o mandato da deputada (PSD-RJ) Flordelis por quebra de decoro. Placar da votação: 437 votos favoráveis, 7 votos contrários à cassação e 12 abstenções.
LIÇÕES DA VIDA
“Ceder à injustiça é permitir que se cometa novas injustiças”. (Walter Scott – Escritor).
GASOLINA NA FOGUEIRA POLÍTICA
O que a Oposição deve fazer, convocação de José Dirceu no site Poder 360, em 7 de janeiro de 2021.
“Não podemos esperar 2022 para derrotar este governo. Nossa tarefa principal, em 2021, é remover Bolsonaro do cargo de presidente (…). É preciso barrar todas as suas iniciativas no Parlamento e recorrer ao Judiciário (…). Impedir que continue aparelhando as instituições e que venha a controlar a mesa das duas casas legislativas. (…). É preciso, desde já, construir uma Frente Popular de esquerda (…). É preciso impedir a marcha acelerada de um governo que está levando o País para um suicídio nacional”.
PROVÉRBIO CHINÊS
“Esquecer os ancestrais é como ser um riacho sem nascente. Uma árvore sem raiz”.
O PARTIDO DA REDE GLOBO
Se algum dia existiu um telejornalismo imparcial na Rede Globo, desde que Bolsonaro assumiu, essa disfarçada imparcialidade foi jogada no fundo do poço do ódio exteriorizado pelo Jornal Nacional. Mas isso não significa, como se poderia pensar, embora pareça, que o JN tenha virado o porta-voz do telejornalismo petista. A TV Globo não tem partido. O seu compromisso é com o partido do dinheiro. Por isso, como se dizia no Rio, “para a Globo melhor do que este Governo somente o próximo Governo”. E não importa qual seja.
E A DEMOCRACIA NÃO CAIU
Pois é. Os tanques de guerra passaram pela Esplanada dos Ministério, fizeram uma parada no Palácio do Planalto, e não aconteceu nada. Para a frustração do alarmante telejornalismo, inclusive da Bandnews, que farejava o golpe militar que – diziam – o Governo pretendia dar. Tudo não passou de (mais uma) desgastante encenação política, primária e supérflua, de Bolsonaro. Os tanques voltaram para os quartéis e tudo ficou como estava.
FRASE HISTÓRICA
De Benjamin Constant quando o Governo Imperial ordenou que acabasse com tropas do Exército os comícios republicanos:
“O Exército brasileiro não é uma tropa para ser usada contra o povo! Sob a farda de cada soldado pulsa o coração de um cidadão e de um patriota”.
A CANDIDATA
Aviso para os futuros pré-candidatos ao Governo Estadual. Como se esperava, Lula confirmou o que não precisava de bola de cristal para confirmar: Fátima Bezerra é a sua candidata: “Além de competente, foi a única mulher eleita governadora pelo PT em 2018”.
ELE ESTÁ VOLTANDO
Notícia confirmada, inclusive pelo colunista Vicente Serejo na Tribuna do Norte: o ex-deputado Henrique Eduardo “tem sido muito bem recebido nas suas visitas, como a Angicos, Caicó e Mossoró”.
RESGATE DA MEMÓRIA DO PAI
A advogada Aíla Cortez, a discretíssima vice-prefeita de Natal, está reunindo material e colhendo depoimentos sobre o pai, o ex-governador Cortez Pereira. Resgate indispensável sobre a história recente do Rio Grande do Norte. Lembrete: não deixe de ouvir o ex-deputado federal Ney Lopes.
MANDAMENTO DO CIVISMO
“Solidariedade e disposição para auxiliar o próximo, qualquer que ele seja”. (Amaral Fontoura).