UM NOVO RUCK?
Na desesperada luta para emplacar um nome como terceira alternativa foram buscar alguém para substituir Luciano Huck. Trata-se de Datena, um comentarista do Grupo Bandeirantes de São Paulo.
Em pesquisa feita no Paraná, ele surge em terceiro lugar, à frente de João Dória e Ciro Gomes.
OUTRA SURPRESA
Nesta pesquisa do Paraná, divulgada sexta-feira, pela primeira vez Lula e Bolsonaro aparecem empatados tecnicamente. O que, como se sabe, contraria frontalmente todas as pesquisas da Datafolha. É difícil imaginar o que teria acontecido para justificar essa súbita e vertiginosa ascensão do presidente.
NOVA YORK ESTÁ PAGANDO PARA VACINAR
O mundo ainda está surpreso com a noticia de que a Prefeitura de Nova York está pagando 100 dólares aos americanos acima de 18 anos que não foram vacinados. A inusitada decisão foi tomada depois da nova onda de infectados pela Covid 19, provavelmente, provocada pela mutação surgida na Índia com o nome de Delta.
O PRAGMATISMO AMERICANO
Feitos os cálculos, a prefeitura de NY chegou a conclusão de que os milhares de dólares gastos na vacinação sairá mais barato do que a internação hospitaliar. Por outro lado, as pessoas já vacinadas que foram contaminadas apresentaram sintomas leves e estão sendo tratadas em casa.
O DISCURSO MUDA QUANDO SE PERDE O PODER
Como costuma ocorrer na política, o aliado de hoje poderá se tornar em adversário amanhã. Foi o que aconteceu com Rodrigo Maia, depois que deixou de ser Presidente da Câmara. Agora, está procurando aproximar-se de Lula, declarou numa entrevista a Veja: “A CPI da Pandemia foi um tiro no coração de Bolsonaro. O escândalo das vacinas desmonta o discurso de que não há corrupção no governo”.
DOENÇAS MENTAIS
Além da sequelas físicas, a Covid 19 tem provocado em inúmeras pessoas toda sorte de distúrbios mentais. A gravidade desse tipo de enfermidade não deve ser subestimada pelo paciente, nem levada na “gozação” pelos que não conhecem o sofrimento interiorizado causado pelas mutações da depressão.
ANSIEDADE
Mal-estar ao mesmo tempo psíquico e físico, caracterizado por temor difuso, sentimento de insegurança, de desgraça iminente. De preferência, reserva-se o nome de angústia para as sensações físicas que acompanham a ansiedade, como constrição toráxica, distúrbios vasomotores, etc. Na prática, os dois termos são sinônimos. (Dicionário de Psicologia).
LEMBRANÇAS DE VALÉRIO MESQUITA
Djalma Marinho era um ser simples, disponível, abordável, culto, democrático nas intransigências e nas concessões. Jurista de escol, transformou-se num dos mais admiráveis pensadores e iluminado parlamentar na Câmara Federal.
O humanismo de Djalma transcendeu a ele, sobrepondo-se à própria contingência, principalmente pela humildade. Por ter com ele convivido de perto, entendo que era a partir dessa particularidade que consistia sua grandeza pessoal, com integridade, sabedoria e dignidade. (“Relembrando Djalma Marinho”, trecho, 13.7.21).
LONGEVIDADE
Todo ser humano sente o desejo de desfrutar, o maior tempo possível, das alegrias e maravilhas. Independente de religião, situação sócio econômica e cultural, almeja-se adiar a morte. (…). Pensadores de várias correntes, profetas do judaísmo e líderes cristãos sempre denunciaram manobras que pudessem agredir ou destruir os mais vulneráveis. Lutaram contra o que lhes pode trazer um fim prematuro, impedindo-os de chegar à plenitude dos seus dias”. (Padre João Medeiros Filho, “A Dádiva da Longevidade”, 29.6.2021).
A ESQUERDA PAROU NO TEMPO NO BRASIL
(…) Aqui a esquerda ignora a restrição orçamentaria, isto é, a existência de limites ao gasto público. Guilherme Boulos, do PSOL, defende a ruptura do teto de gastos – a âncora fiscal que impede a volta de uma funesta inflação – com o objetivo de ampliar investimentos públicos e gastos do SUS. Lula afirmou, em mensagem no Twitter, que revogará o teto caso seja eleito, esquecendo que a responsabilidade fiscal foi crucial para o êxito de seu primeiro mandato. (Maílson da Nóbrega, “A Esquerda Que Não Evoluiu”, julho de 2021).