LUTO
A morte do jornalista e escritor João Batista Machado, nesta quarta-feira, 26 de maio, deixou de luto, o jornalismo, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, colegas e inúmeros amigos. Há meses lutava contra um câncer no sistema digestivo. Estava internado no Hospital do Coração quando contraiu Covid 19. Tinha 77 anos.
RUMORES
Comenta-se que o MDB que voltar – ou ficar perto do poder – através de uma aliança com o PT nas eleições de 2022. No acordo, o partido indicaria o vice-governador. Excesso de idealismo ou de irrealismo?
E A GOVERNADORA?
Depois da vitória fácil de 2018, agora Fátima Bezerra tiraria um vice do PT para substitui-lo por um Alves?
O GOVERNO NÃO APRENDE COM AS LIÇÕES DA HISTORIA
Diante da grave crise econômica de 2008 iniciada nos EUA e que se alastrou por meio mundo, ela disse: “Temos robustez suficiente para superar essa imensa fase de contágio com uma pequenininha gripe”. (Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil do presidente Lula).
FOI SUSPENSA
A revista Época, pertencente ao grupo editorial de O Globo, deixou de circular nacionalmente. Pode ser adquirida, no Rio de Janeiro, encartada na edição dominical do Jornal O Globo.
RECOMENDAÇÃO MÉDICA
Principalmente para os idosos e os que estão em fase depressiva: Não veja o Jornal Nacional ou qualquer outro telejornal noturno, inclusive, os assinantes do Bandnews. A tragédia da Pandemia é psicologicamente (ainda) mais impressionável à noite.
VARIANTE INDIANA NO BRASIL
A informação é de uma instituição insuspeita: o Instituto Adolfo Lutz. Já ocorreu o primeiro caso de um paciente, 32 anos, na capital paulista. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 22 de maio.
SEM SURPRESA
O ministro Ricardo Lewandowski jogou no lixo a homologação da colaboração do ex-governador Sérgio Cabral (RJ). Ela citava no esquema de corrupção um dos onze intocáveis do Supremo Tribunal Federal. Alguém duvidava que isso aconteceria?
BOLA DE CRISTAL
Surgiu a notícia especulativa de que Henrique Eduardo Alves poderá voltar a concorrer à Câmara Federal em 2022.
LEITURA SELECIONADA
Valério Mesquita, conhecido por todos pela transposição do folclore verbal para o papel, mudando de enfoque e estilo, agiganta-se como memorialista. Sua visão humanista singulariza e o seu olhar capta o que não é visto pelos outros. É esse Valério, alvo da minha admiração pessoal e literária, que voltamos a encontrar no artigo publicado no seu Facebook sobre a partida de um amigo – João Batista Machado. Artigo para ser perpetuado em livro.
COISAS DA VIDA
“Porque Alá dá pão a um e a fome a outro”. Pergunta que continua sem resposta, talvez por estar acima da compreensão humana.
A MORDAÇA CHINESA
Foi risível – para não dizer ridículo – a resposta do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, sobre a decisão de Joe Baden de ordenar ao Serviço de Inteligência Americano as deste novo coronavírus: “Eu não tomei conhecido da declaração”. Continuava sem saber o que o mundo já sabia. Até pela televisão.
AVISO
Também para Carlos Eduardo. O prefeito Álvaro Dias declarou publicamente que o seu candidato ao Senado será o ministro Rogério Marinho.
DITADO POPULAR
A mentira dura enquanto não chega verdade.