O VÍRUS, A VACINA NO BRASIL
De acordo com as projeções estatísticas dos infectologistas, se o ritmo da vacinação nacional continuar em câmera lenta veja o que acontecerá.
Serão necessários 1.357 dias para imunizar cerca de 80% da população e alcançar a chamada “imunidade de rebanho”.
Seria a maior catástrofe mundial da pandemia.
ISSO NÃO É TUDO
Se o ritmo da vacinação não for rapidamente acelerado, a taxa de mortalidade somente começará a diminuir daqui a 686 dias.
Cemitérios improvisados serão abertos, como nos campos de concentração da II Guerra Mundial, para abrigar as pessoas que morrerão em casa e dentro das ambulâncias.
AFORISMO LATINO
“O caminho da morte é o mesmo para todos”.
E A ESCALADA DO VÍRUS CONTINUA
O terceiro mês do ano não acabou, mas oito Estados registram mais mortes do que em 2020.
DA BOCA PARA FORA
Falar é fácil. Cobrar, também. Fazer gentilezas – como diz o ditador popular – com o chapéu alheio, é algo que o vivaldino gosta de fazer.
Entretanto, com que direito, humano ou supostamente divino, quem não faz caridade critica a falta de caridade dos outros?
PROVÉRBIO RUSSO
“Se você tiver uma bolsa de dinheiro no pescoço, não será enforcado pelos juízes”.
COMEMORAÇÃO NO TELEJORNALISMO
A edição do Jornal Nacional da entrevista coletiva de Lula, bateu recorde de audiência numa época em que o JN deixou de ser o que era.
FIM DOS ENSAIOS
Com a entrada em cena de Lula, a apresentadora Angélica suspendeu os ensaios para o papel de Primeira Dama.
TRECHO DE UM EDITORIAL
“O ex-presidente Lula da Silva, que fez a polarização do “nós” contra “eles” a força motriz de sua seita, agora se apresenta disposto ao “diálogo”. O presidente Jair Bolsonaro, que passou toda a pandemia de covid-19 a maldizer vacinas e máscaras, quer ser reconhecido como campeão da imunização dos brasileiros. Formidáveis metamorfoses, nas quais acredita quem quer”. (O Estado de S. Paulo: 12.3.21.).
A DENTADA DO LEÃO
Infelizmente, ao contrário do americano, o brasileiro não tem sequer ideia de quanto paga de impostos nos alimentos consumidos diariamente ou episodicamente.
Já que a Páscoa está chegando, veja o imposto cobrado por cada ovinho de chocolate: 26,25%.
INFORMAÇÃO CONFUSA
Isso acontece em todo o pais na cobertura da televisão. Hospital X de cidade Y tem 85% das UTIs ocupadas.
Por que, então, no hospital X, que tem 15% de leitos disponíveis, não aceita internações? Deixa gente morrendo dentro das ambulâncias?
Explicação de um secretário de Saúde: “Depois da remoção do cadáver, o hospital precisa fazer a higienização do leito”.
E em enquanto tempo essa “limpeza” é concluída? Pergunta óbvia que não foi feita – e que, por sua vez, o secretário não disse.
O PALANQUE DO VÍRUS
Lula tirou de João Doria a liderança da vacinação da corrida eleitoral de 2022. O governador de São Paulo perdeu o protagonismo eleitoral como o senhor da ciência e do anti Bolsonaro.
Esse duplo papel, inclusive visualmente, começou a ser interpretado quando o ex-presidente apareceu de máscara na primeira entrevista coletiva após tornar-se elegível.
O SEGUNDO ATO
E como não poderia deixar de ser, até por ser obviamente previsível, Lula apressou-se em aparecer na televisão tomando a vacina – antes que Bolsonaro, agora arrependido, apossasse desse truque eleitoral.