Uma das mais hábeis raposas da política do Rio Grande do Norte, o prefeito Álvaro Dias começa a mostrar que “manda quem pode e obedece a quem tem juízo”: O Dário Oficial do Município saiu nesta quinta (31), recheado de exonerações de cargos comissionados – a maioria delas envolve pessoas ligadas a vereadores rebeldes, que se posicionaram contra a orientação do Poder Executivo na votação sobre o aumento das tarifas de ônibus, realizada nesta quarta-feira na Câmara Municipal do Natal.
Segundo interlocutores próximos ao prefeito de Natal, não é apenas a questão envolvendo a postura de seus supostos aliados no Legislativo municipal que vem decepcionando o alcaide natalense. Dias, que trava uma luta intensa para eleger deputado estadual o seu filho, o jovem delegado da Polícia Civil, Adjuto Dias, espera reciprocidade de seus pares da política natalense.
Essa reciprocidade, no entanto, não está fluindo como deveria.
Embora não comente o assunto, Álvaro, com as exonerações que foram efetivadas, deixa um recado curto e grosso para os aliados de ocasião – “a gestão precisa ter governabilidade e governabilidade se obtém com aliados de fibra, tanto no plano político como no legislativo”.
De acordo com pessoas que gozam de proximidade com o prefeito, é provável que ele, nas próximas semanas, busque começar do zero o seu relacionamento com a Câmara Municipal, a partir da realização de uma “assepsia geral” entre os “aliados” que gostam do bônus de ser governo, mas não querem assumir o ônus do poder.