No dia 15 de abril, o Rally RN 1500 dá a partida em São Miguel do Gostoso, litoral Norte do estado. A prova, que é considerada uma das principais competições no calendário do campeonato nacional de rally cross country das confederações brasileiras de automobilismo e motociclismo, será encerrada no dia 20, em Patos, na Paraíba. Antes, passará por várias cidades do Rio Grande do Norte.
A prova chega a 26ª edição, e abre a temporada 2024 do rally brasileiro. Se os fãs de automobilismo são atraídos, os pilotos também dão um show à parte. Tanto que alguns largam a rotina diária para se dedicar integralmente à prova. É o caso do urologista Maryo Kempes, que vez ou outra troca o consultório e procedimentos médicos para se dedicar às provas off-road. Em abril, ele voltará às pistas para participar de uma nova edição do RN 1500, o mais importante rally do Norte e Nordeste.
Maryo Kempes é um verdadeiro aficionado pela modalidade, que exige habilidade, destreza e espírito aventureiro. “São fatores que me movem e aumentam a cada dia minha paixão pelo off road”, define ele.
Competidor desse tipo de prova há 25 anos, o médico-piloto iniciou sua trajetória no circuito off-road pela categoria de motos. Em cima de duas rodas, participou de diversas provas por todo o Brasil, até que um acidente no Rally dos Sertões em 2019 o fez recalcular a rota, convencendo-o a mudar de categoria.
Desde 2021, então, ele passou a encarar os roteiros cheios de obstáculos em um veículo UTV. Dividiu a equipe Papai Racing com o irmão, o empresário José de Deus Barbosa, por três temporadas. Até que, este ano, o irmão e parceiro decidiu não participar da temporada. O navegador Leo Munay vai estrear como seu parceiro neste RN 1500.
“Estamos muito animados com a participação na edição deste ano. Fizemos uma preparação mais forte e, por isso mesmo, nos sentimos confiantes em obter um desempenho bem satisfatório na prova”, projeta Maryo Kempes.
Entenda como será o Rally
Com um percurso completo e bem elaborado, explorando dunas, serras e sertão, o RN 1500 deste ano vai promover seis dias intensos, durante os quais os participantes serão desafiados em diversos aspectos.
Em 2024, a 26ª edição do Rally tem como ponto de apoio principal o Condomínio Vela Santo Cristo, localizado na divisa entre as praias de Touros e de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte, e percorre ainda as cidades de Galinhos (RN), Guamaré (RN), Frei Martinho (PB), Acari (RN), Santa Luzia (PB), São Mamede (PB) e Patos (PB), onde será realizada a premiação final do evento.
“O Rally RN 1500 não é apenas uma competição de rally, é uma celebração da paixão pelo esporte, pela comunidade e pela beleza natural do Nordeste brasileiro. Cada momento é, sem dúvidas, uma experiência única”, comenta Kleber Tinoco, organizador do evento.
“Nossa missão vai além das pistas empoeiradas e das trilhas desafiadoras. Queremos mostrar ao mundo a habilidade dos pilotos, mas também a riqueza cultural e paisagística da nossa região em uma prova de descoberta, superação e conexão com as raízes do Brasil”, finalizou.