“Eu vou recepcionar o presidente Lula sem nenhum problema, mas não para ato de campanha”, afirmou o pré-candidato ao Senado Federal pelo PDT, Carlos Eduardo Alves, sobre a visita do pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (RN) a Natal, nesta quinta-feira 16.
Estaria tudo bem, caso o PDT não tivesse pré-candidato próprio à Presidência, Ciro Gomes, para quem, até o momento, o ex-prefeito não tem feito campanha. E ainda terá que dividir a atenção com o também pré-candidato ao Senado Rafael Motta (PSB), que conta com o apoio e simpatia de Lula.
A presença de Carlos Eduardo Alves nos eventos pré-agendados da visita de Lula a Natal já está confirmada, mas ele terá que se explicar ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi e ao próprio Ciro Gomes. Principalmente depois que ele afirmou, em recente entrevista a uma emissora de Natal, que Lula era a melhor opção para o país e único em condições para derrotar o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o que acalmou os ânimos da militância do PT, contrária à aliança com ele.
No entanto, foi feita em um momento bem delicado para o diretório estadual do partido, que perdeu, de uma única vez, cinco vereadores na Capital potiguar e a validade no Rio Grande do Norte, dependendo da autorização da Executiva Nacional para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. A presença do ex-prefeito na agenda de Lula poderá agravar a situação.
“Se Ciro Gomes resolver visitar o Rio Grande do Norte, vou naturalmente recepcioná-lo como companheiro de partido. Acho que, da minha forma de analisar, não tem absolutamente nenhuma contradição”, enfatizou Carlos Eduardo Alves, em entrevista a 98 FM Natal.
PSB está de olho na visita de petista à Capital
De acordo com apuração jornalística do AGORA RN, nesta terça-feira 14, por outro lado, o deputado federal Rafael Motta (PSB), que lançou pré-candidatura a senador da República e conta com a simpatia de partidos ligados à esquerda potiguar, recepcionará Lula em Natal. O parlamentar se apresenta, com o aval do PSB e do PT nacionais, como o candidato de Lula ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte, fazendo prevalecer a aliança política do PT-PSB no âmbito nacional.
Rafael Motta também tem relembrado a Carlos Eduardo Alves que, enquanto o ex-prefeito exalta ser o único pré-candidato a senador no ambiente governista, esquece que votou a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2018, contra o petista Fernando Haddad. Na época, Carlos Eduardo Alves disputou o governo do Estado contra Fátima Bezerra, perdendo para a petista.
O PSB nacional também está de olho na visita de Lula. O partido, que indicou Geraldo Alckmin para ser o vice do petista na chapa presidencial, quer reciprocidade nos estados, tendo o Rio Grande do Norte como uma das prioridades. Em recente entrevista ao AGORA RN, o secretário de Articulação e Mobilização Política do PSB-RN, Manassés Duarte, afirmou que a sigla seguirá dialogando com partidos de centro-esquerda, pavimentando o caminho para fazer de Rafael Motta o próximo senador pelo Estado.
“Mesmo a governadora Fátima Bezerra tendo referendado o nome de Carlos Eduardo Alves na chapa majoritária ao Senado, o PSB potiguar continuará marchando ao seu lado. Nosso partido está em sintonia com relação ao projeto do deputado para o Senado e no apoio à reeleição de Fátima. Respeitamos a aliança entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Socialista Brasileiro, por isso, buscamos sua reprodução aqui no Rio Grande do Norte”, explicou, na época.
OTIMISMO
Manassés disse ainda que o clima é de total otimismo nos diretórios estadual e nacional. “Estamos muito confiantes no projeto do deputado Rafael Motta, para manter a defesa das pautas progressistas no Senado Federal, um espaço estratégico, que a esquerda não pode perder. O pré-candidato conta, hoje, com quem mais interessa nesse processo: a população potiguar, além de ser um nome alinhado à chapa de Lula e Alckmin, que o apoiam totalmente”, disse.
Já o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, comemorou a decisão e afirmou que recebeu com grande satisfação a confirmação do nome de Rafael Motta para o Senado pelo Rio Grande do Norte. “A direção nacional do partido reitera o apoio à sua candidatura. Ele reúne todas as condições, o Rio Grande do Norte está acostumado a vê-lo com Fátima Bezerra, eles defendem as mesmas bandeiras e o voto no presidente Lula. É uma chapa mais leve e com melhores condições de vitória”, pontuou.
Agora RN