
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (6) que os manifestantes que levantam placas com pedidos por um novo AI-5 devem ser instruídos a não passar “papel de ridículo”.
“O que é liberdade de expressão? No passado, o pessoal levantava a placa AI-5. Existe ato institucional no Brasil? Então quem levanta um cartaz desse aí não tem que ser investigado, tem que ser chamado a um conselho: ‘pô, não passe papel de ridículo, não faça isso’”, disse o presidente em entrevista à Jovem Pan News.
O Ato Institucional número 5 foi um decreto estabelecido durante a ditadura militar, em 1968, para reforçar medidas autoritárias do regime.
Bolsonaro também falou sobre pedidos de apoiadores para acionar o artigo 142 da Constituição. O artigo diz que as Forças Armadas, “organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da República, destinam-se à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
CNN

