SELO BLOG FM (4)

Quatro linhas de ônibus deixam de circular em Natal após empresas devolverem operação à STTU

EMPRESAS HAVIAM AMEAÇADO REDUÇÃO DE FROTA E RETIRADA DE LINHAS APÓS AUMENTO DO DIESEL. FOTO: GRALDO JERÔNIMO

Quatro linhas de ônibus deixaram de circular em Natal nesta segunda-feira (21). De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), as linhas foram devolvidas pelas empresas concessionárias do transporte público.

As linhas em questão são os números: 68 (Alvorada – Parque das Dunas), 33B (Planalto – Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão – Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha).

A STTU informou que foi comunicada pelas empresas sobre a devolução das linhas, mas que tenta reverter a situação.

Desde o anúncio do aumento do diesel, as empresas ameaçaram reduzir a frota e até devolver a operação de linhas à prefeitura por alegarem não conseguir lidar com o custo do combustível atualmente.

Entre as alternativas sugeridas pelos empresários para que isso não acontecesse, estava o Poder Público subsidiar parte da operação ou aumentar a tarifa da passagem.

Além dessas quatro, desde o início da pandemia, em março de 2020, outras 24 linhas de ônibus foram devolvidas pelas empresas ao Município, segundo a STTU.

Os ônibus também seguem circulando na cidade com menos do que os 100% da frota, o que descumpre uma decisão judicial de março do ano passado, que obrigou as empresas a colocarem nas ruas toda a frota.

A STTU informou que nesse período emitiu 107 mil notificações às empresas de ônibus por conta do descumprimento da decisão judicial.

Recentemente, a prefeitura de Natal adiou mais uma vez a licitação do transporte público para recalcular a tarifa diante do aumento do diesel. O Poder Executivo não estipulou uma nova data prevista.

O reajuste tarifário, segundo explicou a secretária da STTU, Daliana Bandeira, será inevitável diante do aumento do diesel, mas só ocorrerá após a apresentação da licitação, com o fechamento de contrato com as empresas ganhadoras.

Parada vira santuário de adoração

Os moradores da região do Residencial Redinha, na Zona Norte de Natal, foram informados pelos motoristas na sexta-feira (18) que a linha 593 iria deixar de circular.

Cientes disso, eles decidiram transformar a parada do ônibus do bairro em um santuário de adoração, justificando que ele no momento não tem mais serventia nenhuma para uso do transporte público.

G1RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui