Após quatro longos anos de espera e diversos prazos não cumpridos, a Prefeitura de Natal vai, enfim, reinaugurar o viaduto do Baldo, localizado no bairro do Alecrim, na zona Leste. Fechado para reparos estruturais desde 2012, ainda durante a gestão da ex-prefeita Micarla de Souza, o equipamento de mobilidade urbana, que interliga os bairros da Cidade Alta e Ribeira, será entregue à população durante cerimônia oficial marcada para acontecer às 16h, com a presença do prefeito Carlos Eduardo Alves.
Com a reabertura do equipamento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana estima que o viaduto receba um tráfego inicial diário que varie entre cinco e oito mil automóveis, podendo aumentar para 15 mil veículos até o final do ano. Esse contingente vai gerar uma melhoria significativa no trânsito do centro da cidade, pelo menos é o que acredita o secretário-adjunto da pasta, Walter Pedro.
Segundo ele, as avenidas Rio Branco e Prudente de Morais serão as mais beneficiadas com a liberação do viaduto, uma vez que o Baldo servirá como rota alternativa aos motoristas que trafegam na região tanto em direção à Ribeira quanto em direção à zona Sul. “Acredito que os congestionamentos nessas avenidas terão uma redução de 10% a 15%, o que é um número bastante razoável”, avaliou Walter.
Ao todo, a reforma do viaduto custou aos cofres públicos cerca de R$ 3,7 milhões. A previsão inicial de gastos era de R$ 1,7 milhão. Os aumentos foram justificados pela Prefeitura em função do desgaste da estrutura, que obrigaram o poder público a realizar reformas além do previsto inicialmente.
A primeira fase da obra consistiu na revitalização do canal que passa por baixo do viaduto com a instalação de uma nova laje sobre a existente, apoiada sobre estacas. Na sequência, foram feitas a recuperação da estrutura e da superestrutura do local (vigas, pilares e guarda-corpos), com limpeza da ferragem oxidada com jateamento hidráulico, jateamento de ar, pintura antioxidante e, por último, a aplicação do concreto jateado. Esses serviços foram realizados em toda a extensão do viaduto, onde existiam patologias (concreto desagregado e ferragens aparentes) e concluídos em julho do ano passado.
A segunda etapa, tocada pela empresa BMB, e ao custo final de R$ 1,2 milhão de reais, promoveu a substituição dos chamados aparelhos de apoio e juntas. Além disso, a partir de agora, o Baldo contará também com ciclovia em toda a sua extensão, ligando a faixa exclusiva para bicicletas já existente na Avenida Prudente de Morais à ciclovia da Avenida do Contorno, no Passo da Pátria. Ao todo, serão cerca de 2,5 novos quilômetros de ciclovia disponíveis para uso da população de Natal.
“A instalação dessa ciclovia está prevista no plano municipal de mobilidade urbana. Ela integrará a ciclovia que vem desde a Ponte Newton Navarro e vai até a Avenida Prudente de Morais”, afirmou Walter Pedro.
Ainda segundo Walter, a instalação da sinalização vertical nas ruas adjacentes e no próprio viaduto deve ficar completamente pronta apenas no fim da próxima semana. Em função disso, nos próximos dias, agentes da STTU estarão na região orientando os motoristas sobre as mudanças no trânsito.
“Os bloqueios nas duas entradas do viaduto serão desfeitos já no início da manhã desta sexta e o tráfego sofrerá algumas alterações. Nesses primeiros dias, os agentes vão atuar na área para orientar os condutores sobre o uso do viaduto”, afirmou.
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