No somatório dos meses de outubro a dezembro, a produção de dúzias de ovos de galinha superou 9,9 milhões no Rio Grande do Norte, o maior número desde o início da pesquisa em 1987. Esse aumento foi acompanhado pelos demais estados do Nordeste, exceto o Piauí que registrou queda de 4,7%.
No entanto, o número de galinhas poedeiras não acompanhou esse crescimento. O RN contava com cerca 1,5 milhão de cabeças no quarto trimestre de 2021, registrando uma diminuição de 5% dessa quantidade em relação ao recorde obtido no trimestre anterior (1,6 milhão de cabeças, aproximadamente).
O estado potiguar é, atualmente, o quarto colocado na região Nordeste, tanto na produção de ovos quanto no número galinhas poedeiras, posição que já ocupava no trimestre anterior.
Os dados da Produção de Ovos de Galinha (POG) são divulgados trimestralmente pelo IBGE e suas informações são obtidas em estabelecimentos agropecuários que se dedicam à atividade de produção de ovos de galinha, independentemente de sua finalidade, e com capacidade de alojamento de 10.000 ou mais galinhas poedeiras e/ou matrizeiras.
Produção de leite industrializado no último trimestre tem o maior crescimento de 2021
O Rio Grande do Norte produziu cerca de 18,5 milhões de litros de leite industrializado no quarto trimestre de 2021, o que representa um aumento de 4,2% na produção em relação ao trimestre anterior. Apesar disso, o estado potiguar caiu duas posições dentre os estados do Nordeste, ficando à frente apenas do Maranhão (14,8 milhões de litros) e Piauí (4,3 milhões de litros). O maior produtor da região continua sendo a Bahia (155,8 milhões de litros).
Destaca-se ainda que todos os estados brasileiros apresentaram aumento na produção de leite industrializado, com exceção apenas daqueles que compõe a Região Sul.