As festas juninas formam uma das tradições mais ricas, seculares e alegres de nosso país. Neste contexto, a Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (16) um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Fernando Lucena (PT) que declara as quadrilhas juninas Patrimônio Cultural Imaterial do povo natalense.
“Trata-se de valorizar a cultura popular, manter vivas as tradições. As quadrilhas juninas representam um traço inconfundível do folclore brasileiro. Marcadamente na região nordeste, onde os festejos do São João possuem uma presença ainda maior na sociedade. Temos que prestigiar as nossas coisas ao invés de assimilar valores enlatados como o Halloween que não tem nada a ver com a gente”, explicou o vereador Fernando Lucena.
Em seguida, os parlamentares acataram uma proposta da Mesa Diretora que promove a equiparação salarial dos profissionais de funções diretivas. O presidente da Casa, vereador Franklin Capistrano (PSB), falou sobre a medida. “Vamos corrigir distorções e fazer justiça aos funcionários que realizam excelente trabalho. Ou seja, o mesmo salário para os servidores que ocupam diretorias”.
Os parlamentares também aprovaram texto encaminhado pelo vereador Bispo Francisco de Assis (PRB) sobre a obrigatoriedade de inserção de mensagens educativas de prevenção ao consumo de álcool e drogas em material escolar na capital potiguar. “Toda iniciativa que colabore para afastar a juventude das drogas deve ser apoiada pelos poderes públicos”, ressaltou Bispo Francisco.