Se por um lado cresce o mercado consumidor de pessoas acima dos 50 anos (50+) que necessitam de produtos e serviços específicos, também é grande a busca dessas pessoas pelo empreendedorismo. A tendência é que esse crescimento se mantenha, visto o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que já é de 76,4 anos, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Pensando nisso, o Sebrae/RN lançou, durante a Expo Longevidade 2024, o Programa Bora Empreender 60+.
A iniciativa visa estimular o desenvolvimento de novos negócios e a capacitação de empreendedores mais experientes que buscam reinserção ou expansão de suas atividades no mercado. “Quando a gente junta essa população, a gente vê o volume e o potencial de novas demandas, inclusive de mercado. E aí a gente observa os dois lados, tanto o de consumidores de soluções que dialoguem mais com suas necessidades, quanto vemos uma grande oportunidade de empreender”, avalia a gerente de unidade de negócios do Sebrae RN, Mona Paula.
Ela pontua que, neste aspecto, há oportunidades para esse público em diferentes áreas, como o turismo, saúde e bem estar, até moda 60+. “Negócios liderados por pessoas de 50, 60+ têm um índice maior de dar certo por causa da vivência que trazem, da disponibilidade de tempo, inclusive para se doar ao negócio que está iniciando”, reforça.
Foi isso que Rosângela Farias, 64, da Dandara Turismo, observou. Ela superou desafios para criar um negócio de turismo focado em vivências personalizadas, especialmente em turismo regional, que desperta a memória afetiva dos clientes. “Meu público-alvo é o da melhor idade e pessoas com necessidades especiais. Então, são pessoas que precisam de acolhimento. Não é fácil, até porque nós estamos nessa era da Inteligência Artificial, com tudo digitalizado e nós não fizemos parte dessa era”, declara.
Porém, ela diz que não existe segredo. É preciso estar aberta às mudanças, à inovação, tornando-a aliada do trabalho humano. A experiência também é um fator positivo. “A sua experiência, a sua bagagem de conhecimento eu vejo que ela é favorável para quem quer empreender. É muito importante, muito positivo e, se começa a aparecer algum defeito na gente, dá aquela balançada e segue”, sugere a empreendedora.
Se reinventar é algo que o casal Leonardo Tinoco, 62 anos, e Conceição Varella, 59 anos, buscaram fazer desde 2019 na Fazenda Matina. Eles desenvolveram um projeto educacional que transformou a fazenda em um laboratório vivo, integrando educação, produção e práticas socioambientais. São produzidos 36 tipos de produtos, entre hortaliças, legumes, frutas, tubérculos, peixes.
A fazenda tem 22 hectares com dez em produção. “Empreender pra gente é inovar pra transformar. Resolvemos fazer um projeto não só prazeroso para a gente, mas que tivesse um impacto social e ambiental que justificasse o esforço que é empreender na hora que poderíamos estar viajando, se divertindo”, conta Leonardo, cuja formação é de engenheiro agrônomo.
Eles recebem consultorias do Sebrae/RN que ajudaram a desenvolver o negócio. Inicialmente sem experiência em empreendedorismo, Conceição descobriu seu potencial ao transformar a fazenda em um laboratório vivo com o marido. “Eu não queria sair da minha área de atuação. Aí comecei a ir para dentro da fazenda e perceber que a gente estava numa sala de aula ao ar livre. Foi aí que a gente criou um projeto chamado Laboratório Vivo, trazendo escolas, atraindo o público que busca construir conhecimentos”, relata Conceição, pedagoga de formação.
Foi pensando pessoas como essas que o Sebrae/RN lançou o Programa “Bora Empreender 60+” durante o evento Expo Longevidade, que ocorre desde essa quarta-feira (28) no Hotel Holliday Inn, em Natal, e termina nesta quinta-feira (29). O programa tem várias linhas de capacitação, passando pelas redes sociais e Inteligencia Artificial. “Entendemos que são assuntos comuns e que todo mundo já está apropriado, mas que o público 60+ pode se apropriar de uma maneira melhor dessas ferramentas e fazer o uso delas para empreender”, explica a gerente de unidade de negócios do Sebrae/RN, Mona Paula.
Já o Expo Longevidade 2024 é um evento dedicado à promover uma vida mais saudável e ativa para pessoas a partir dos 50 anos. Com uma programação diversificada, o evento conta com palestras, debates, oficinas, apresentações culturais e uma feira com produtos e serviços voltados para essa faixa etária.
“Paralelamente à plenária, a gente traz produtos para o público 50+ que já representa 23% da venda de produtos e serviços no Brasil. É um público que tem uma renda anual estimada em R$ 940 milhões”, destaca o organizador do evento, Gustavo Porpino, diretor da Argos Eventos.
Tribuna do Norte