O PT registra hoje (15), em Brasília, a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a presidente e do candidato a vice, Fernando Haddad. O ato de inscrição no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acontece por volta das 16 horas e vai ser marcado por atos de apoio a Lula.
Após questionamentos de que Weber teria recebido pressões para dar celeridade ao julgamento do registro da candidatura de Lula, Haddad afirmou, durante sabatina em Brasília realizada nesta 4ª, que o TSE tem de julgar a possibilidade de Lula ser candidato a presidente “de acordo com a lei” e “independente de pressões”.
O evento convocado pelo PT será precedido por uma marcha, que sairá do Ginásio Nilson Nelson, no Eixo Monumental, centro da capital.
“Temos todas as razões para seguir defendendo o direito de Lula ser candidato e o direito de o povo brasileiro votar livremente. Muitos pensaram que não chegaríamos até aqui, mas, junto com o povo, vamos inscrever a candidatura do ex-presidente para seu terceiro mandato”, afirma a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
A caminhada até o TSE começa aproximadamente às 14 horas com carros de som e a participação de manifestantes que estão acampados no local desde a última 2ª feira. A chegada ao tribunal será marcada por 1 ato com a presença do candidato a vice Fernando Haddad, da senadora Gleisi, da deputada Manuela D’Ávila (PC do B) e outras lideranças do PT e movimentos sociais.
O PT fez 1 acordo com o PC do B. Se a candidatura de Lula for deferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Haddad sai da chapa e Manuela D’ávila (PC do B) entra como vice. No cenário em que o TSE barra Lula, Haddad sobe para cabeça da chapa e Manuela é homologada sua vice.
Às 11 horas, as direção do PT e Haddad estarão no lançamento do livro “Caravana da Esperança, Lula pelo Nordeste” no hotel San Marco.
Fonte: Poder 360