O Podemos anunciou nesta terça-feira 22 a incorporação do Partido Social Cristão (PSC), o que ampliará suas bancadas no Congresso a partir do ano que vem, passando a ter 18 deputados e sete senadores. As legendas vinham negociando a fusão para aumentar o acesso ao Fundo Partidário. No caso do PSC, o acordo servirá também para driblar a cláusula de desempenho – a sigla elegeu seis deputados e um senador nas Eleições 2022.
No Rio Grande do Norte, o Podemos tem como principal filiado o senador Styvenson Valentim, que disputou o Governo do Estado e terminou em 3º lugar. Já o PSC tem como presidente Júnior Melo, editor do site Terra Brasil Notícias. Na disputa para o Governo, o partido estava na coligação de Fábio Dantas (Solidariedade).
Dessa forma, o Podemos ultrapassa partidos como PDT, PSB e PSDB e se torna a oitava maior bancada da Câmara. A agremiação também passa a ter 48 deputados estaduais, 198 prefeitos e 3.045 vereadores.
O anúncio foi feito no salão verde da Câmara dos Deputados pela presidente do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP), e pelo presidente do PSC, Pastor Everaldo. A dirigente nacional do Podemos lembrou a união dos partidos em 2018, quando Álvaro Dias (Podemos) concorreu à Presidência tendo Paulo Rabello (PSC) como vice.
Em nota, os partidos afirmam que a fusão nasce comprometida “com o Estado Democrático de Direito”, “o fortalecimento do pacto federativo”, “a harmonia entre os poderes” e o “desenvolvimento econômico voltado à inclusão social”.
Agora RN