A Prefeitura de Natal informou que as propostas das empresas que pretendem executar os serviços de requalificação e reestruturação da Avenida Felizardo Moura, principal via entre as zonas oeste e norte de Natal, serão abertas no próximo dia 28 de março. O projeto elaborado pela secretaria municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) tem um custo estimado de R$ 44 milhões São intervenções estruturantes previstas no contrato de mobilidade – Pró Transporte com recursos do Governo Federal através de financiamento.
Com prazo de um ano e meio para a conclusão das obras. No projeto, estão programados os serviços de pavimentação, drenagem e alargamento da avenida. Também constam a readequação do viaduto da Urbana com nova trincheira e galerias. A obra se estende do viaduto até a ponte de Igapó.
Além desses serviços, a modernização da Av. Felizardo Moura contará com novas calçadas, iluminação especial e acessibilidade total para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida: “Será um marco da gestão municipal. Iremos transformar aquela via em uma infraestrutura bonita, moderna, pensada para os motoristas e também para os pedestres. Ligada ao futuro com acessibilidade e respeito a todos”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.
De acordo com o titular da Semopi, Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), os serviços deverão impactar no trânsito do local durante os meses de trabalho, mas com a finalização das obras, todo aquele setor ganhará em fluidez e segurança. “Claro que teremos problemas no trânsito nesses dias de serviços. Mas será algo momentâneo e acompanhado diariamente por agentes da STTU, que nos darão o suporte necessário para a obra andar o mais rápido possível. Com o fim dela, toda aquela avenida ganhará uma nova realidade. Moderna, ágil e segura para os inúmeros motoristas que circulam pelo local e os pedestres que também fazem uso da Felizardo Moura”, finalizou o secretário Carlson Gomes.
Buracos
Os buracos tomam conta da via e atrapalham o fluxo para quem precisa se deslocar pelo trecho. A avenida é a principal ligação entre a zona Norte e as outras áreas da capital. A equipe de reportagem da TV Tropical esteve no local e flagrou pelo menos dois buracos em uma curta distância entre eles. Ambos ficam no sentido zona Norte/zona Oeste.
Em um dos casos, a cratera se formou no meio das duas faixas. Para amenizar os problemas, populares colocaram areia, metralha e até um cone para avisar aos condutores sobre o perigo ali presente. Para desviar, os motoristas precisam pegar o recuo de uma parada de ônibus que fica em frente ao desnível. Um pouco antes, os motoristas já precisam desviar de outro problema. Um buraco se formou ao redor de uma boca de lobo. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) ainda não se posicionou sobre o problema.