SELO BLOG FM (4)

Proposta quer permitir construção de prédios de até 30 andares na Redinha

FOTO: CANINDÉ SOARES

A Redinha poderá ter um aumento significativo na possibilidade de construções a partir do novo plano diretor de Natal. A minuta do projeto, que segue para a terceira fase da conferência final, recebeu sugestões tanto da Prefeitura do Natal quanto do setor empresarial para ampliar o limite de construções. Caso seja aprovada a proposta mais ampla, a Redinha poderá ter prédios de até 30 andares. A informação foi confirmada pela arquiteta e urbanista Sophia Motta, que é delegada eleita na Revisão do Plano Diretor de Natal e Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte, durante o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal.

Atualmente, a região da Redinha não permite grandes construções porque não há uma regulamentação para a ocupação. Contudo, o novo plano diretor de Natal, além de prever a regulamentação, também pretende ampliar a permissão para as maiores obras, a exemplo do que vai ocorrer em toda a zona Norte de Natal. Para a Redinha, segundo Sophia Motta, há duas propostas.

Atualmente, a minuta do Plano Diretor prevê a possibilidade de construção de prédios de até cinco andares na Redinha. A própria Prefeitura sugeriu ampliar essa permissão para até 10 pavimentos, enquanto o setor empresarial propôs que a permissão seja para até 30 andares, dependendo da localidade e proximidade da orla. Quanto mais próximo à orla, menor a altura permitida para a construção construção. Isso, porém, ainda vai ser debatido na conferência final do plano antes da minuta ser encaminhada à Câmara Municipal de Natal, até julho.

Uma das justificativas para a ampliação é que a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Jaguaribe está próxima da conclusão e, assim, haverá a estrutura necessária para tratar 1.050 litros de esgoto por segundo, suficiente para atender mais de 600 mil pessoas, que é mais do que o dobro da população estimada da zona Norte de Natal. A estrutura completa garantirá o atendimento da demanda por saneamento pelos próximos 30 anos a 50 anos, conforme o ritmo de crescimento da região.

A terceira e última etapa da conferência final do Plano Diretor será para a votação da minuta, que está prevista de 14 a 16 de junho. Nela, além das mudanças para a Redinha, também há a avaliação sobre a proposta de ampliação para construções na Via Costeira de Natal.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui