Engracia Guiomar Rego Bezerra Monteiro, uma promotora de Justiça do Rio Grande do Norte, de 56 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (21), no município de Mossoró. Segundo informações do Ministério Público, a promotora começou a sentir um mal-estar durante um julgamento na cidade de Ipanguaçu e foi medicada no local. Posteriormente, foi encaminhada a um hospital em Mossoró e morreu.
Engracia Monteiro ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em 1º de abril de 2014, inicialmente como promotora de Justiça substituta em Extremoz. Ao longo de sua carreira, ela passou por diversas comarcas, incluindo João Câmara, Umarizal e Campo Grande, onde ocupava o cargo titular desde 2018. Além disso, Engracia Monteiro exercia substituições em Ipanguaçu.
Fora de sua atuação formal, a promotora também era conhecida por seu engajamento em questões de combate ao crime organizado, tendo participado do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Além disso, ela desempenhava o papel de coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual.
O falecimento da promotora Engracia Monteiro deixou familiares, amigos e colegas de profissão consternados. O Ministério Público do Rio Grande do Norte manifestou seus sentimentos aos familiares e amigos da promotora, enquanto a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, decretou um dia de luto oficial em homenagem à sua memória.
Ponta Negra News