SELO BLOG FM (4)

Projeto propõe mudanças estruturais na Avenida João Pessoa, no Centro de Natal

Para diferenciar a passagem de veículo e de pedestre será utilizado texturas e cores no piso, que remetem à cidade do Natal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está desenvolvendo uma intervenção urbana para dar uma nova cara à Rua João Pessoa, localizada na Cidade Alta, zona Leste da cidade. O projeto consiste em mudar o visual da rua por completo, dando mais acessibilidade ao pedestre, com cores que remetem à cidade e arborização, e com conceitos modernos de convivência, priorizando sempre o pedestre.

Além da Semurb, estão envolvidas no projeto as secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), de Serviços Urbanos (Semsur) e da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Enquanto as obras não são iniciadas, a Cosern já tem o projeto para implantação da rede elétrica subterrânea, em substituição à atual.

Pelo projeto, a Rua João Pessoa não terá mais a diferenciação de altura de piso, entre calçada e via, pois, pela proposta, estarão todas no mesmo nível. Para diferenciar a passagem de veículo e de pedestre será utilizado texturas e cores no piso, que remetem à cidade do Natal.


Como a prioridade será sempre o pedestre, o trecho entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel será exclusivo para eles. “Em Natal, a cultura de se ter um veículo é muito forte, e acaba deixando o pedestre em segundo plano. Esse projeto que vem sendo desenvolvido com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da gestão do Prefeito Álvaro Dias, vem justamente trabalhar a valorização do pedestre para que ele seja respeitado”, reforça a secretária de Fiscalização e Licenciamento, Alessandra Marinho, umas das responsáveis pelo projeto.

Segundo ela, as cores que serão espalhadas ao longo da rua, trarão uma representatividade e características que estão associadas à cidade de Natal. “Por exemplo, cada trecho terá uma cor diferente. A cor amarela remete à flor Chanana – flor símbolo de Natal, o laranja será usado em homenagem ao pôr do sol, já o azul será associado ao Rio Potengi. E, por fim, a cor verde fará uma menção à nossa vegetação”, explica ela. 

A via ainda vai ganhar áreas de convivência, com vários caramanchões – cobertura arborizada que serve de abrigo – servindo como ponto de descanso e contemplação.  Além disso, a via será toda arborizada, tendo em vista que Natal é uma cidade quente. Marinho esclarece que “não adianta fazer com que a cidade seja para o pedestre, sem antes ter o conforto térmico necessário para que o cidadão possa caminhar e aproveitar a beleza do local”, acrescentou. 

A proposta pretende tornar o espaço Instagramável. Esse conceito engloba atividades que tenham sido vivenciadas por alguém e sido postadas no Instagram com o objetivo de gerar experiência e render boas fotos para os visitantes. Também estão previstos, ao longo da rua, locais com entrada para carregamento de celular. A manutenção do local será trabalhada por meio de conscientização do espaço. Os fiscais do espaço serão os próprios cidadãos, que irão frequentar o ambiente. Essa é a ideia, que a população abrace o espaço e se torne um fiscal. 

A previsão é que tudo esteja pronto até dezembro de 2020

Outra novidade, é que após a conclusão da obra, a Rua João Pessoa será fechada aos domingos para que a população possa usar para momentos de lazer em família. Ao longo da via serão espalhados pontos de palcos artísticos para valorizar os artistas da terra e a nossa cultura, que irá funcionar, tanto durante a semana, como nos finais de semana.

Marinho ainda acrescenta que a Prefeitura pensa em expandir a ideia do projeto para outras ruas da cidade. O estudo preliminar que está sendo desenvolvido pela equipe da Semurb será entregue no final de novembro deste ano à STTU para que seja encaminhado para abertura da licitação das obras. A previsão é que tudo esteja pronto até dezembro de 2020.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui